O ano virou, mas é importante ressaltar que o Sistema de Valores a Receber (SVR) ainda pode ser acessado agora em 2024. Aliás, de acordo com o Banco Central (BC) ainda existem cerca de R$ 7,5 bi em “dinheiro esquecido” por brasileiros.
A saber, os valores podem ser sacados pela própria pessoa ou por seus dependentes, em caso de falecimento.
Siga a leitura para ter os detalhes de como realizar a consulta.
Como descobrir se tem algum dinheiro esquecido
O BC ainda tem uma alta quantia de dinheiro esquecido disponível para saque. Ao todo, são R$ 7,5 bilhões que podem ser resgatados por brasileiros e seus dependentes.
Segundo o último levantamento do BC feito em 12 de dezembro de 2023, 16,8 milhões de pessoas físicas e jurídicas já resgataram valores.
O número pode parecer alto a princípio, mas, representa apenas 27,85% do total de correntistas que têm direito aos valores.
Mas afinal, como acessar o Sistema Valores a Receber?
Passo a Passo
Vamos lá, antes de começar, cabe explicar que o sistema é totalmente gratuito e de fácil acesso.
- Acesse o site oficial do Banco Central;
- Insira o número do seu CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa;
- O sistema vai exibir a mensagem informando se há ou não algum dinheiro esquecido a ser resgatado. Simples assim!
Além disso, para fazer o resgate do valor pelo sistema é necessário que a instituição bancária tenha aderido ao Termo do Banco Central e que você possua chave Pix (aliás, a chave Pix não pode ser a aleatória).
Então, uma outra alternativa é procurar a instituição bancária responsável pelo valor e solicitar o resgate.
Golpes do dinheiro esquecido
Por fim, o BC faz um alerta para que os brasileiros tenham cuidado com os golpes aplicados com uso do Sistema de Valores a Receber.
“O Banco Central alerta que não envia e-mails nem links. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber. Além disso, o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores”, reforça em nota.
Assim sendo, se você ainda não realizou nenhuma consulta e quer começar o ano de 2024 já conferindo se tem algum dinheiro esquecido, vá diretamente ao site do Banco Central e siga todas as orientações apresentadas. Na página da internet você terá todas as instruções de forma fácil e segura.