Apesar de os servidores do Banco Central (BC) terem suspendido a greve até o início de maio, a paralisação teve impacto nos serviços da autarquia. Sendo assim, o BC informou nesta quarta-feira (27), que a nova etapa para liberação do “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR), inicialmente prevista para o dia 2 maio, precisará ser adiada.
Então, o prazo de retorno do sistema será prorrogado, mas a nova data ainda não foi comunicada.
Nova fase do dinheiro esquecido
Como o Brasil 123 já tinha veiculado, haverá uma nova fase para a consulta e resgate dos recursos. A nova etapa deverá ter o montante total de R$ 4 bilhões.
Na primeira fase, a autarquia revela que foram liberados também R$ 4 bilhões, referentes ao pagamento de dinheiro esquecido a 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Desse total, 26 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.
Vale destacar que na primeira fase, foram liberados os seguintes tipos de saldos residuais esquecidos pelos correntistas:
- Conta-corrente ou poupança encerrada e não sacada;
- Cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito previstas em termo de compromisso assinado com o BC;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito e grupos de consórcio extintos.
Já na segunda fase do programa, as consultas incluirão as seguintes fontes de recursos:
- Cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito não previstas em termo de compromisso;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas e com saldo disponível;
- Contas encerradas em corretoras e distribuidoras de títulos e de valores mobiliários e demais situações que resultem em valores a serem devolvidos reconhecidas pelas instituições financeiras.
De acordo com o BC, nessa nova fase do SVR não será preciso fazer agendamento para consulta e solicitação do resgate de recursos.
Além disso, recomenda-se que mesmo quem já realizou a consulta inicial, que repita o processo, pois podem ter ocorrido atualizações.
Como consultar?
O endereço para as consultas a valores esquecidos ficará disponível no link valoresareceber.bcb.gov.br.
O sistema permite que cidadãos e empresas consultem se têm algum dinheiro esquecido a receber em bancos e demais entidades do sistema financeiro.
Veja ainda: Valor do Auxílio Brasil vai mudar? Confira as informações atualizadas