Nesta terça-feira (31) muitos contribuintes podem ter acesso ao dinheiro da restituição do imposto de renda 2021. Isso porque está sendo realizado o pagamento do 4º lote pela Receita Federal.
Neste lote, serão creditadas as restituições de 3,8 milhões de contribuintes do imposto de renda 2021 e de anos anteriores.
Trata-se do penúltimo lote para encerrar o cronograma de créditos das restituições do IRPF. Quer saber como sacar o valor creditado pela Receita? Continue a leitura.
Como consultar o 4º lote da restituição do IRPF?
Para consultar este lote, acesse a página da Receita Federal na internet, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar a Restituição”.
No site você encontra orientações e canais de prestação do serviço, o que permite a consulta simplificada ou a consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC.
Se você identificar alguma pendência na sua declaração, pode retificar a mesma, corrigindo as informações que tenham sido informadas de forma indevida.
Como sacar o valor? Como eu recebo o pagamento da restituição?
O crédito da restituição do imposto de renda é realizado diretamente na conta bancária que foi informada na sua declaração. Assim, basta realizar uma operação básica de saque desta sua conta para ter acesso ao valor da restituição.
No entanto, é importante saber que caso ocorra algum problema na realização do crédito, como por exemplo, se a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Acontecendo de o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá realizar a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, “Meu Imposto de Renda”, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Veja também: Auxílio Emergencial: Caixa ENCERRA os créditos da 5ª parcela hoje; confira