Dificuldade para emagrecer? Para quem está acostumado com dietas alimentares, sabe que uma hora o corpo já não responde mais com tanto sucesso a alimentação. Nessas horas é preciso uma mudança de estratégia para fazer o organismo voltar a queimar gordura e construir músculos. Portanto, veja como fazer isso aqui no Brasil 123.
Como continuar emagrecendo?
Mais difícil do que emagrecer, é manter o processo de queima calórica após longos períodos de dieta. O famoso platô é o momento em que o corpo se “acostuma” com a dieta e não responde mais baixando os números na balança.
Mas, neste momento alguns fatores devem ser levados em consideração, para ter certeza de que está no platô verdadeiramente. Assim, conheça estes fatores mais detalhadamente:
Peso x medidas
Muitas pessoas ficam concentradas no número da balança, mas um processo de emagrecimento não pode ser medido apenas por eles. Muitas vezes, o peso não baixou, mas há uma redução expressiva dos números de medidas corporal. Dessa forma, caracterizando a eficiência do processo de emagrecimento.
Prática de musculação
Outro fator que confunde a cabeça das pessoas que fazem dietas é a suspensão da perda ou até mesmo o aumento do peso na balança.
O músculo pesa mais que a gordura, logo, quando o organismo começa este processo de ganho de massa muscular, pode sim ocorrer que o peso não diminua. Dessa maneira, podendo até aumentar. Essa situação também não é considerada platô.
Peso ideal
Quando o corpo atinge o peso que indica ser o ideal ou que o corpo já ficou por bastante tempo, também há uma desaceleração desta perda. Sendo assim, neste caso, para conseguir voltar a emagrecer é preciso uma mudança de estratégia, de preferência com acompanhamento médico.
Qual estratégia posso usar para voltar a perder peso?
Então, em um processo de emagrecimento, na qual já se segue uma dieta de baixa caloria, e se pratica alguma atividade física, é preciso ajustar alguns detalhes para poder voltar a emagrecer.
Sendo assim, no caso de reeducação alimentar, onde o indivíduo consome todos os grupos de alimentos, controlando apenas as quantidades, uma estratégia mais voltada para a lowcarb, ou até mesmo ingestão só de proteínas podem dar um choque no organismo fazendo os ponteiros da balança voltar a cair.
Então, neste caso, aumente a ingestão de:
- Carnes vermelhas;
- Peixes;
- Ovos;
- Carne branca;
- Queijos amarelos;
- Oleaginosas.
Ademais, diminua a ingestão de:
- Massas;
- Farinha branca;
- Frutas doces;
- Tubérculos;
- Açúcar;
- Cereais.
Todavia, no caso de pessoas que já utilizam a estratégia lowcarb, alguns períodos de jejum podem ser bem aceitos. Sendo assim, o jejum consiste em manter por um determinado período de tempo sem ingerir nenhum tipo de alimento, apenas água, chá, e café sem açúcar. Dessa forma, os períodos podem ser de:
- 12 horas;
- 14 horas;
- 16 horas;
- 18 horas.
Inicie o período poucas horas antes de dormir, contabilize as horas de sono para ter mais facilidade na execução. Mas, siga seus limites, não vá além do que seu corpo suporta.
Déficit calórico e atividade física
Todas as estratégias devem contar com o aumento ou intensivamente da prática de atividade física.
Dessa maneira, pense que o excesso de peso é uma balança, da qual tem entradas e saídas. Para reduzir seus números é preciso entrar menos e sair mais, ou seja, comer menos e exercitar mais.