Ontem (7), o Jornal Contábeis publicou uma pesquisa em que 56% dos brasileiros possuem dificuldade em guardar dinheiro para montar uma reserva financeira. O estudo foi realizado em parceria com a fintech Acordo Certo. Foram mais de 1500 pessoas entrevistadas no mês de janeiro de 2021. O Jornal Metrópoles afirmou em dezembro de 2020 que, pelo menos, 03 em cada 04 pessoas não conseguem ter uma conta para emergências.
Os dados apontam que 75% deles tiveram dificuldades para pagar as contas no ano de pandemia. Muitos tiveram que pedir ajuda através do auxílio emergencial. Cerca de 59% de todos os entrevistados afirmam que isso ocorre devido a dificuldade de percepção de gastos e ganhos. Para Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos, esses fatores deveriam ser ensinados dentro de sala de aula. É importante que, desde crianças, saibamos como economizar e investir.
Apesar disso, o mesmo afirma que existem outros fatores além da desorganização e que também estão inclusos nesta lista. Existem centenas de milhares de famílias que vivem apenas com um salário mínimo, precisam alimentar os filhos e simplesmente não sobra. Sendo assim, não significa, necessariamente, que não souberam administrar.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros sobrevivem apenas com R$ 438 mensais per capita, ou seja, são mais de 15 milhões de cidadãos que utilizam apenas R$ 15 por dia para sobreviver.
Dicas para não ter dificuldades em guardar dinheiro
Existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para que não sinta grandes dificuldades em guardar dinheiro. A primeira delas é realizar o planejamento através de tabelas como o Google Sheets. Informe em uma coluna tudo o que recebeu e tudo o que teve que sair, analisando sempre qual é o resultado final.
Com esses dados, poderá saber como cortar os gastos menos necessários. Consequentemente, conseguirá guardar algum valor. Caso receba um salário em que consegue manter a família e sobrar, pense em criar uma conta no banco através de investimentos de renda fixa. Existem inúmeros bancos que ainda fornecem mais limites de créditos ao aplicar no CDB, como é o caso do Inter. Se preferir, pode investir no LCI que são livres de imposto de renda e pertencem ao prazo fechado.
Por fim, utilize aplicativos que tornam a administração mais simples e prática. Na Play Store existem inúmeros deles. Um caso bastante conhecido é o Trello que possui calendários com prazos para que não atrase os pagamentos de boletos e dívidas.