A dieta sirtfood ganhou fama com a cantora Adele. Nos últimos dias, a famosa postou uma foto sua em um de seus vestidos icônicos de palco. A oportunidade marcou a volta à dieta mencionada, o método de emagrecimento que a teria ajudado a perder 20 quilos.
Cada rara aparição de Adele é um evento. A intérprete de “Hello” mudou fisicamente desde a época que seu sucesso começou. Desde, então, ela perdeu muito peso.
O princípio da dieta SirtFood
A dieta Sirtfood, que ficou famosa por Pipa Middleton, promete emagrecer rapidamente (3 quilos por semana), e principalmente sem privações já que dá para consumir chocolate e vinho tinto!
Consome-se principalmente alimentos que atuam sobre proteínas enzimáticas (“sirtuins”), que aumentam a capacidade do corpo de queimar gordura (lipólise), e exercem um efeito anti-envelhecimento.
Esses “superalimentos” são maçã, mirtilo, couve, cebola, frutas cítricas, azeite de oliva, soja, nozes, café, chá verde, açafrão. Mas também chocolate amargo e vinho tinto, o que explica a fama desta dieta!
As vantagens e desvantagens
A restrição calórica (porque é, mesmo elogiando o efeito “prazer” do chocolate e do vinho, ainda comemos muito pouco, apenas 1 a 2 vezes ao dia) tem efeitos benéficos na expectativa de vida: protege eficazmente contra o envelhecimento.
Porém, antes da sua fama, a dieta lançada em 2016 por dois nutricionistas ingleses não convenceu os especialistas, ainda duvidosos. Por um lado, a nível científico: nenhum estudo foi feito sobre o efeito das sirtuínas em humanos.
O único trabalho realizado é feito em camundongos, leveduras e culturas de células. E, então, não há o conhecimento real de seus efeitos a médio e longo prazo. Por conseguinte, porque esta dieta promete perda de peso ultrarrápida, geralmente garante perda de gordura, mas também de massa muscular (e perda de água), bem como o efeito ioiô “famoso”.