Perder aqueles quilinhos a mais é o sonho de muitas pessoas, e algumas delas, fazem loucuras para entrar em forma. Por isso, hoje nós vamos falar sobre como seguir uma dieta restrita pode ser perigoso para a saúde, e quais são os riscos que nosso organismo corre ao ser exposto a certas restrições.
Leia até o fim e saiba mais sobre os perigos da restrição alimentar e como perder peso e medidas de forma saudável e segura.
Como funciona uma dieta?
Todo ser vivo necessita de nutrientes e calorias para sobreviver, pois, sem eles, o organismo não tem energia suficiente para manter os órgãos vitais funcionando. Com os seres humanos não é diferente, nós tiramos a energia necessária para sobreviver, dos alimentos ingeridos diariamente.
Quando ingerimos mais calorias do que necessitamos por dia, o corpo acumula essas calorias a mais em certos pontos, como no abdômen, nos braços, nas costas e na parte interna da coxa, em forma de gordura. No entanto, quando temos um déficit calórico, ou seja, quando ingerimos menos calorias do que necessitamos diariamente, o corpo queima essa gordura que está acumulada, fazendo com que as medidas e o peso diminuam.
Em busca desse déficit calórico diário, muitas pessoas fazem dietas que restringem as calorias oferecidas por alguns alimentos, obrigando o organismo a usar as calorias acumuladas em forma de gordura.
O que é dieta restrita?
Quando falamos em dietas restritas, logo pensamos em cortes de alimentos do nosso cardápio diário.
Porém, nos esquecemos de que, ao restringir certos alimentos, não estamos nos privando somente de suas calorias, mas também de seus nutrientes.
Por isso, devemos tomar muito cuidado ao selecionar os alimentos que vão ser cortados da dieta. É muito importante pesquisar sobre ele, para ter certeza de que não tem nenhum nutriente essencial para o bom funcionamento de nosso corpo.
Quais são os nutrientes essenciais para nosso corpo?
O organismo humano necessita de muitos nutrientes para seu bom funcionamento. Porém, podemos citar 6, que são essenciais para nossa sobrevivência: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.
Esses nutrientes dividem-se em 2 grupos: os macronutrientes e os micronutrientes.
Macronutrientes
Os macronutrientes fornecem a maior parte da energia para o organismo, por isso, precisam de um consumo em maiores quantidades por dia. As proteínas, gorduras e carboidratos compõem o grupo dos macronutrientes.
Micronutrientes
Os micronutrientes, que são compostos pelas vitaminas e sais minerais, também precisam ser consumidos diariamente, porém o corpo não necessita de doses muito grandes desses nutrientes para seu funcionamento.
Além disso, para manter o organismo funcionando de forma saudável, é necessário ingerir muita água, no mínimo, 2 litros por dia.
Quais os riscos de uma dieta restrita?
Como já explicamos acima, o corpo necessita diariamente de certos nutrientes, por isso, restringir alguns alimentos da dieta, pode privar o organismo de receber esses nutrientes, que são essenciais para seu funcionamento, o que pode gerar muitos problemas de saúde.
Por isso, recomenda-se que, sempre que você for começar algum tipo de dieta, seja para perda ou ganho de peso, procure um profissional de saúde para te ajudar. Sempre pesquise sobre as informações nutricionais dos alimentos que você vai ingerir ou restringir de sua dieta.
Agora que você já sabe que seguir uma dieta restrita pode ser perigoso e os riscos que seu corpo pode ser exposto ao iniciar esse tipo de dieta, tome muito cuidado ao escolher seus alimentos e sempre coloque sua saúde em primeiro lugar!