A dieta para colesterol alto é necessária para evitar problemas ainda maiores de saúde. Quando falamos sobre os termos comida e colesterol, uma imagem que muitas vezes vem à mente é a do salmão. Isso se deve ao bom colesterol desse peixe rosa de água salgada.
Salmão e peixes gordurosos como cavala, sardinha e atum contêm ácidos graxos ômega-3. Isso ajuda, portanto, a estabilizar a frequência cardíaca, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos e reduzir a inflamação nas artérias.
Como funciona a dieta para colesterol alto?
Faça duas refeições de peixe por semana e escolha aquelas que contenham menos mercúrio. Um estudo recente concluiu que mesmo meia dose por semana pode diminuir o risco de morrer de doença cardiovascular em 17%.
Fibra solúvel
A fibra solúvel encontrada na aveia, farelo de aveia, favas e ervilhas ajuda a reduzir os níveis de colesterol, afogando-o e expelindo-o do corpo como resíduos. Se você está procurando uma maneira concreta de atingir seu objetivo, portanto, considere adicionar mais desses alimentos à sua dieta.
Além disso, estudos mostram que dietas para colesterol alto são eficazes com fibras e gorduras boas. Já que esses nutrientes podem reduzir os níveis gerais de colesterol em 10-15%, o suficiente para ajudá-lo a atingir seu objetivo.
Frutas e vegetais
Não é surpreendente ver a presença de frutas e vegetais nesta lista. Portanto, para diminuir os níveis de colesterol e diminuir a inflamação, portanto, dietas que incluam frutas e vegetais ricos em fibras são essenciais.
Mais um motivo para comer uma maçã ou adicionar mais vegetais verdes ao seu prato. Já que dois estudos mostram, por conseguinte, que pessoas que consumiram mais de 8 porções por dia reduziram o risco de doenças cardíacas em 30%, em comparação com aqueles que consumiram apenas duas porções ou menos.