O organismo humano apresenta três tipos de colesterol, sendo que um deles é chamado colesterol “ruim”: o LDL. Esse colesterol costuma estar em maior quantidade no organismo de pessoas que consomem muita gordura, portanto, uma dieta pobre em gorduras pode contribuir para sua diminuição. Veja aqui no Brasil 123 uma dieta para baixar colesterol ruim mais rápido.
Como mencionado acima, a dieta ideal para quem possui altos níveis de colesterol deve ser pobre em gorduras, especialmente as gorduras saturadas e as gorduras trans. Além disso, reduzir o consumo de açúcar é fundamental para que a circulação sanguínea melhore.
Outro ponto importante é a prática de atividade física. Além de se alimentar bem, praticar atividade física faz com que o organismo funcione de forma mais regular, promovendo a perda de peso e, consequentemente, a perda do excesso de gordura.
Dieta para baixar o colesterol ruim mais rápido
Consumir frutas, legumes, verduras e alimentos de origem integral ajuda a baixar o colesterol ruim. Uma alimentação rica em fibras promove o controle dos níveis de gordura no sangue, pois diminui sua absorção pelo intestino.
Grande parte das pessoas possui níveis elevados de LDL por terem uma alimentação composta por muitas gorduras saturadas e trans. Geralmente, essas gorduras estão presentes em carnes mais gordurosas, pizzas e frituras, por exemplo. Então, quando esses alimentos são consumidos em excesso, sem a prática de atividade física, há o acúmulo de gordura no organismo.
Realizar uma alteração no estilo de vida é necessário para diminuir o risco de doenças cardíacas, pois o colesterol ruim se acumula nos vasos sanguíneos, formando algumas placas no interior das artérias. Dessa forma, as chances de que o indivíduo com colesterol alto tenha doenças cardiovasculares ou AVC são altas.
Para te ajudar a diminuir os níveis de colesterol ruim do organismo, preparamos 3 dicas de alimentos para você incluir em sua dieta. Veja:
Peixes
O consumo de peixes é uma excelente opção para quem está com altos níveis de colesterol, pois eles são ricos em ômega 3. O ômega 3 é um tipo de gordura insaturada que promove a redução dos níveis de colesterol ruim no organismo. Por isso, ele também auxilia na circulação sanguínea.
Porém, para aproveitar os nutrientes do peixe de forma saudável, o ideal é consumi-lo grelhado e assado, evitando utilizar outros óleos e gorduras que não as do próprio peixe.
Aveia
A aveia pode ser consumida de diversas maneiras. É possível encontrar a farinha de aveia, a aveia em farelo e em grãos. Mas, independentemente do tipo, a aveia possui em sua composição uma fibra solúvel que promove a redução dos níveis de colesterol do organismo.
Além disso, a fibra presente na aveia auxilia no processo de digestão e promove a sensação de saciedade. Por isso, não deixe de acrescentar a aveia em sua dieta.
Azeite
A última dica é o azeite. O azeite é um tipo de óleo, porém, é um óleo benéfico para pessoas com altas taxas de colesterol. Ele acumula ácido oleico, responsável por provocar o equilíbrio das taxas de HDL e LDL.