Todas as pessoas imaginam que perder peso é muito mais difícil que ganhar massa muscular. Mas, na verdade, o ganho de massa muscular não é tão simples assim. Por isso, veja aqui no Brasil 123, neste post, a dieta e treino para aumentar massa muscular – veja dicas para melhorar seu rendimento.
Para ganhar massa muscular, além de ter uma alimentação reforçada, é necessário saber escolher os alimentos certos. Uma dica, por exemplo, é consumir mais calorias do que se gasta, mas isso deve ser feito com muita cautela. Pois, se você consumir muitos alimentos calóricos, provavelmente irá adquirir gordura ao invés de massa muscular.
Agora, vamos às dicas de dieta e treino para aumentar a massa muscular.
Dieta e treino para aumentar a massa muscular
Para ganhar massa muscular, os treinos também devem ser feitos de forma assertiva, pois, é necessário realizar exercícios que exigem bastante do seu corpo, para alcançar a hipertrofia. Porém, é preciso tomar muito cuidado e ser guiado por um profissional para que não ocorram lesões.
Então, de acordo com o aumento da intensidade do exercício, o cardápio também deve ser atualizado. Não se esqueça de que é muito importante levar em consideração a sua altura, sexo, idade no momento de montar o seu cardápio.
No que diz respeito aos suplementos, não é ideal fazer uso deles sem a indicação de um profissional capacitado, como a nutricionista. Afinal, o uso indiscriminado de alguns produtos pode prejudicar sua saúde.
Consuma mais calorias
Diferentemente do processo de perda de peso, no ganho de massa muscular o consumo de calorias deve ser superior àquele que se gasta. Então, enquanto no processo de emagrecimento é necessário estar em déficit calórico, aqui é necessário ficar com calorias excedentes.
Aumente o consumo de proteínas
As proteínas são muito importantes no processo de crescimento muscular, portanto, consumir alimentos ricos em proteínas é fundamental para a sua hipertrofia. Você já deve ter se deparado com alguém que busca hipertrofia se alimentando de frango. É por isso, o frango é um alimento que possui uma carga proteica considerável.
Mas os ovos, leite, peixes, carnes, queijos e até mesmo a soja, fazem parte da lista de alimentos que são ricos em proteínas, sendo ótimas opções para você. Além disso, existem suplementos à base de proteínas que podem ser utilizados, como, por exemplo, o Whey Protein.
Beba bastante água
É isso mesmo que você leu. Manter-se hidratado é fundamental no processo de ganho de massa muscular, pois, uma vez que as células ficarão maiores, elas precisarão de mais água para preenchê-las.
Inclusive, a falta de água pode fazer com que seu processo de hipertrofia fique mais lento.
Evite o consumo excessivo de álcool
Outra dica importante é que você deve evitar o consumo excessivo de álcool. Isso porque o álcool interfere de forma negativa na síntese de proteínas, reduz o metabolismo e, consequentemente, o processo de queima de gordura e isso atrapalha seu crescimento muscular.
Não é que você deve parar de beber por completo, mas não exagere!