A dieta DASH é sem dúvida uma das melhores. Ela é aclamada pelo mundo médico por suas virtudes combinadas de emagrecimento e saúde.
Qual é a dieta DASH?
DASH significa Dietary Approaches to Stop Hypertension. Esta dieta, destinada a reduzir a hipertensão arterial (que afeta um em cada três franceses, incluindo mulheres, especialmente após os 40 anos), é o resultado de um estudo médico que data da década de 1990.
Mas retorna à frente do palco pelas suas virtudes. Enfim, uma dieta que certamente faz emagrecer e não nos deixa morrer de fome, mas que também faz bem à saúde!
Além disso, classificou-se pelo Best Diets (ranking americano de dietas produzido por cientistas e totalmente independente do marketing) como a melhor dieta para uma alimentação saudável. É, portanto, o suficiente para perder peso, mas também para realmente se sentir bem e tomar um novo rumo ao nível alimentar, com reflexos realmente bons!
Como funciona a dieta DASH?
Sem restrição, pó mágico ou ingredientes sofisticados. Enfatiza-se os alimentos realmente saudáveis. Foca-se também na redução do sal. Isso é estritamente monitorado, pois afeta diretamente a pressão arterial. Seguido regularmente, pode tornar possível passar sem medicação, porque a perda de peso também reduz a pressão arterial!
Alimentos para escolher
- frutas e vegetais (4 a 5 porções por dia);
- cereais (idealmente completos);
- proteínas magras (como aves, carnes brancas e peixes);
- laticínios com baixo teor de gordura.
Além disso, pode-se incluir todos os alimentos que contêm grandes quantidades de nutrientes e que ajudam a reduzir a pressão arterial, como potássio, proteínas, fibras e cálcio.