Além de nutrientes essenciais como as proteínas e os carboidratos, uma dieta com gorduras boas é essencial para melhorar sua qualidade de vida através da alimentação. No entanto, essas substâncias auxiliam na redução do risco de diversas condições de saúde. Por isso, separamos uma lista com os 5 alimentos que devem estar em seu cardápio para manter uma dieta com gorduras boas. Confira:
5 alimentos que devem estar em seu cardápio de dieta com gorduras boas
As gorduras boas são conhecidas como poliinsaturadas, fontes saudáveis de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Por outro lado, as gorduras saturadas ou trans são ruins para o corpo humano, sobretudo quando o consumo é feito em excesso. No entanto, os alimentos fazem bem à saúde quando o consumo é feito com moderação, mesmo que a gordura seja ruim.
No entanto, como é difícil moderar o consumo de gorduras saturadas, veja abaixo uma lista de 5 alimentos que devem estar em seu cardápio de dieta com gorduras boas:
Peixes
Em primeiro lugar, os peixes são os alimentos que devem estar em seu cardápio com gorduras boas, especialmente aqueles que vivem em águas mais frias. Ricos em gordura monoinsaturada e ácidos graxos, a sardinha, o atum e o salmão são os exemplos mais indicados para garantir um cardápio saudável em sua mesa durante a dieta.
Óleos vegetais
Com grande utilização na preparação dos alimentos, o consumo dos óleos vegetais deve ser feito moderadamente em seu cardápio com gorduras boas. Afinal, desde que não sejam aquecidos em altas temperaturas, as ligações de carbono desse alimento não são quebradas e, com isso, esse óleo se mantém no time das gorduras insaturadas.
As principais fontes para preparação de alimentos são o óleo de cânhamo, óleo de semente de uva, azeite de oliva e óleo de linhaça.
Oleaginosas
As oleaginosas como castanhas, nozes, amendoins são ótimas fontes de gorduras boas para inserir em uma dieta mais saudável. De acordo com pesquisas, uma ingestão de apenas algumas nozes por dia reduz em até 50% o risco de diabetes e AVC. Ademais, também houve uma diminuição de até 30% na contração de doenças cardíacas, de acordo com os estudos realizados.
Sementes em geral
As sementes também apresentam muitos benefícios para a saúde e a chia é rica em ácidos graxos indispensáveis para a saúde do cérebro e do coração. Além disso, ainda melhora consideravelmente a busca pelo emagrecimento saudável, portanto, em uma dieta com gorduras boas, sementes de girassol, de gergelim e de abóbora também são bem vindas ao seu cardápio.
Abacate
Por fim, uma sobremesa na lista dos alimentos que devem estar em seu cardápio é o abacate, uma fruta com polpa suculenta que muitos apreciam. Além do sabor incrível e inconfundível, essa fruta aumenta os níveis de colesterol bom no organismo. Ela ainda oferece uma rica quantidade de vitamina E que aumenta a imunidade por meio do combate aos radicais livres presentes em nosso organismo.