De vez em quando, a situação financeira aperta para quase todo mundo! Dizemos quase, pois julgamos que os milionários e bilionários não vivem as angústias que nós, comuns mortais, vivemos pelo menos quando o assunto é dinheiro! Então, se você (infelizmente) não está no grupo citado acima, vamos ajudar te dando 3 dicas para reduzir as dívidas! Confira todas elas aqui no Brasil123.
Saiba o valor das suas dívidas
Saiba exatamente qual é o valor de suas dívidas! Pode parecer estranho, mas é muito comum não sabermos exatamente quanto estamos devendo!
Isso acontece não por nossa negligência (nem sempre), mas porque muitas de nossas dívidas têm juros embutidos e taxas que, muitas vezes, não são claras para nós. Como, por exemplo, na hora da contratação de empréstimos!
A chave de como reduzir as dívidas
O uso indevido do cartão de crédito também ocasiona diversos problemas e complicações. Sendo assim, aprender a usá-lo de forma consciente é a chave para evitar dívidas e, ao mesmo tempo, pode ser uma ótima saída para situações de emergência.
Além disso, ter clareza do montante de nossas dívidas é fundamental para planejarmos estratégias de redução delas! Neste ponto, vamos te pedir calma! O intuito de somar suas dívidas não é para te assustar ou paralisar, mas colocar em prática estratégias de redução delas!
Dito isso, vamos para as 3 estratégias
Acompanhe agora essas dicas e estratégias fundamentais para você que deseja se livrar das dívidas de uma vez por todas. Dessa maneira, você conseguirá se planejar financeiramente e, dificilmente, voltará a ter dívidas.
Crie um plano de ação
Depois de saber o montante de suas dívidas, crie um plano de ação: separe-as por categorias e priorize, no topo de sua lista, as que têm juros mais altos! Separe as dívidas e entre em contato com seus credores para fazer a renegociação!
Uma dica: existem muitas aulas gratuitas de negociação de dívidas na internet! Então, quando estiver negociando, lembre-se de que o que está acontecendo entre você e o seu credor, no momento, é uma operação financeira. Ou seja, não se deixe intimidar e nem tenha uma postura derrotista! Se precisar, treine em casa primeiro e, pode não parecer, mas isso é sério!
Caso seja necessária uma intervenção judicial para reduzir a dívida, não hesite em procurar ajuda especializada com advogados ou o órgão de defesa do consumidor!
Avalie o que você pode vender
Olhe bem à sua volta e avalie o que você pode vender ou qual trabalho pode fazer para conseguir uma renda extra! Se as dívidas estão saindo do controle, é sinal de que os seus rendimentos mensais não conseguem cobrir as dívidas. Então, é necessário realizar alguma atividade para ter ganhos adicionais!
Reduza suas despesas
Reduza despesas! A redução de seus gastos é primordial para que você consiga pagar suas dívidas. Nesse momento, cada centavo conta, então, converse com sua família e inicie um plano conjunto de economia!
Por fim, isso é tão importante que vamos repetir: não se deixe abater, não se envergonhe e não permita que o órgão de cobrança te pressione. Renegocie, faça renda extra, economize e, daqui a pouco, a situação estará resolvida! Te desejamos sorte!