O cartão de crédito é uma das principais formas de endividamento dos brasileiros. Atualmente, cerca de 28% dos brasileiros possuem dívida nessa modalidade de gastos. Por isso, se você não se adaptou a ele, é uma excelente ideia deixar de usá-lo. Contudo, para quem tem parcelamentos em andamento, isso pode ser especialmente difícil.
Por isso, hoje vamos falar sobre o uso do cartão de crédito e como deixar de usá-lo pode salvar a sua vida financeira. Vale lembrar que o uso varia conforme os clientes se adequam ao serviço. Dessa forma, nem todo mundo apresenta problemas com essa forma de pagamento.
Como usar o cartão de crédito com responsabilidade?
É difícil usar o cartão de crédito com responsabilidade no dia a dia. Com o aumento do custo de vida, muitas pessoas optam por essa forma de pagamento para fazer as compras mais emergenciais do mês. Contudo, o aumento dos gastos não é acompanhado pelo aumento de salário. Dessa forma, ao gastar mais do que se ganha, acontece o endividamento das famílias brasileiras.
E o que permite que isso aconteça é o alto limite que o cartão de crédito dá para pessoas com melhor crédito. Com isso, pessoas que ganham R$3.000 pode ter, facilmente, limites de mais de R$5.000. Isso é um problema, dado que os parcelamentos e as compras no cartão podem endividar rapidamente os clientes. Por isso, uma das melhores formas de usar o cartão de crédito é diminuindo o limite disponível para gastos. Atualmente, a grande maioria dos aplicativos de bancos e fintechs possuem esses serviços.
Ao fazer isso, você pode estipular o valor máximo que deseja pagar na sua fatura. Com isso, você limitará os seus gastos no mês e terá mais equilíbrio das finanças. Contudo, é importante respeitar esse limite e não ficar aumentando conforme você deseja comprar mais.
Não me adaptei. E agora?
Mesmo com essa ferramenta, muitas pessoas não se adaptam ao cartão de crédito. Sabendo disso, elas buscam parar de usar essa forma de pagamento, porém os parcelamentos em andamento impedem o encerramento imediato da conta. Para isso, especialistas sugerem cautela nesse momento e muita paciência para terminar os pagamentos.
Por isso, se você deseja parar de usar o cartão de crédito e tem pagamentos para fazer, o ideal é que você bloqueie, imediatamente, o cartão. Outra excelente forma é quebrá-lo, de modo a inviabilizar o uso dele em lojas físicas. Após isso, é importante que você lembre de pagar as suas faturas faltantes. Quando elas finalizarem, você estará livre do cartão de crédito e poderá usar outras formas de lidar com o seu dinheiro.
Por outro lado, para quem tem pagamentos atrasados com o cartão de crédito, uma excelente ideia é entrar em contato com o banco e renegociar a dívida. Você pode usar o valor do saque extraordinário do FGTS para isso. Após renegociar a dívida e pagá-la, é hora de seguir o mesmo passo a passo, bloqueando o cartão e pagando as faturas restantes.