Diante de tantas incertezas provocadas pela crise econômica agravada pela pandemia da Covid-19, muitos brasileiros sofreram com o desemprego em massa, redução da renda e da jornada. Este período foi uma maneira forçada para iniciar uma espécie de educação para organizar as finanças pessoais e imergir no universo dos investimentos.
Os brasileiros têm enxergado os investimentos como uma alternativa para assegurar o patrimônio. Dados da bolsa de valores brasileiros, B3, referentes ao primeiro semestre de 2021, apontam que os investidores cresceram 43% em comparação ao mesmo período em 2020. Desta forma, 3,8 milhões de pessoas físicas já estão cadastradas na bolsa de valores.
Os dados indicam que o interesse neste universo tende a crescer cada vez mais. Por outro lado, o número de investidores na bolsa brasileira é relativamente baixo considerando uma série de questões. Segundo o analista de ações e consultor financeiro, Beto Assad, a organização financeira é uma prática extremamente importante para as pessoas que desejam investir.
“Hoje em dia, há várias opções no mercado financeiro e alguns deles podem ser iniciados com um valor pequeno e envolvem menos riscos. Os investimentos são mais democráticos, por isso, se a pessoa conseguir estudar o assunto e entender o seu perfil de risco, é possível realizar um investimento que garanta frutos no futuro”, afirmou o especialista.
Diante das circunstâncias, o Brasil 123 reuniu algumas dicas para você começar a organizar as finanças e imergir no mercado de investimentos Veja mais a seguir!
Ter conhecimento sobre os ganhos e gastos
Registre a quantia exata da renda mensal, bem como o valor líquido do salário e renda extra.
Em seguida, separa os gastos mensais. Essas são atitudes essenciais para entender o fluxo do dinheiro.
Manter as finanças equilibradas
O equilíbrio das finanças é fundamental para não passar aperto no final do mês. Por isso, estar ciente sobre as despesas e controlar o que entra e sai com o propósito de economizar é uma prática extremamente bem-vinda.
Priorizar as dívidas
Esta é uma dica para as pessoas que possuem muitas dívidas e que desejam quitá-las. O primeiro passo a ser dado é fazer um levantamento dos débitos para, ao ter conhecimento sobre o real valor devido, começar a traçar estratégias para pagar tudo o que se deve integralmente.
Aumentar a renda
Uma excelente maneira para manter as finanças em dia, especialmente para quem está um pouco apertado financeiramente, é ampliar a renda mensal. Essa renda extra pode ser obtida por meio de um trabalho externo, seja como freelancer ou como empreendedor de um novo negócio.
Segundo o especialista, “Atualmente, várias pessoas estão transformando hobbies em fontes de renda. Por conta da pandemia, muita gente teve que se reinventar e estão conseguindo juntar um ótimo valor por meio dos trabalhos extras”.
Estabelecer prazos
Uma outra sugestão para promover e assegurar o equilíbrio das contas e estruturá-las. Uma atitude que pode ajudar é estabelecer prazos a serem cumpridos. Esta será a melhor maneira para você entender se está atingindo o resultado desejado.
Eliminar gastos desnecessário
Outro ponto e talvez o mais importante para a organização financeira é cortar ou reduzir gastos desnecessários. Afinal, economias mensais, ainda que pareçam poucas ou insignificantes, a médio e longo prazo são capazes de resultar em novos investimentos.