Agora é hora de fazer a sua declaração do Imposto de Renda referente ao ano base de 2022 e é natural que você tenha dúvidas. O foco é preencher todos os campos corretamente conforme exigido pela Receita Federal, seja este o seu primeiro registro ou se você é um profissional experiente. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para não cair na malha fina do Imposto de Renda.
Dicas para não cair na malha fina do Imposto de Renda
Organizamos algumas dicas básicas, para ter cuidado ao fazer a sua declaração de Imposto de Renda e assim evitar cair na malha fina.
Organize seus dados
Pode parecer óbvio, mas um dos erros mais comuns ao declarar o imposto de renda é apresentar os dados de forma errada. Uma pequena discrepância entre as informações do pagador e o que a Receita Federal tem em arquivo pode ser suficiente para causar um atraso durante o processo de verificação.
Preste muita atenção a tudo o que precisa ser declarado
Algumas pessoas, acreditando erroneamente que apenas o salário precisa ser declarado, negligenciam a inclusão de outras receitas e despesas essenciais.
Outros valores, como planos de saúde, despesas com educação, custos de educação, ganhos e perdas em loterias, ganhos e perdas de renda variável e benefícios do vale-refeição, se aplicável, também precisam estar inclusos. Lembrando que, no caso da educação, apenas há a dedução das despesas associadas a cursos do ensino regular (como os oferecidos por estabelecimentos de nível médio, superior e técnico), enquanto as despesas associadas a cursos não obrigatórios (como informática, inglês etc.) não são.
Apenas as doações feitas por meio de fundos administrados pelo governo municipal, estadual ou federal se qualificam para dedução fiscal.
Procure declarar todos os bens que estão sobre sua posse
Você planeja levar em consideração o valor de mercado atual do seu carro usado ao declarar seus impostos? Em outras palavras, o custo de aquisição precisa estar incluso na declaração de bens. Esta atitude é verdade para todos os tipos de ativos, incluindo carros, casas, ações e títulos.
Declare também os rendimentos isentos de tributação
Não é suficiente declarar os rendimentos tributáveis e investimentos. Um bom exemplo para isso, é a isenção de imposto de investimento, mas ainda precisa estar incluso no IR. Também se aplica à renda isenta de impostos, como contribuições de caridade, bolsas de estudos e heranças.
Cuidado com os erros de digitação
É um choque, as pessoas às vezes acabam na malha fina devido a erros de digitação em suas entradas digitais. Um dígito completamente o valor que que está sendo declarado. Em alguns casos, pode não ser uma falha, mas sim uma falta de familiaridade com uma ferramenta usada pelo sistema do governo. Por exemplo, não se deve utilizar o ponto para separar os centavos porque o computador reconhece apenas a forma utilizando a vírgula.
Finalmente, recomendamos que qualquer pessoa que esteja insegura, tenha dificuldades ou tenha medo de fazer a declaração consulte profissionais para auxiliar.
Acreditamos que estas dicas serão eficientes para que a sua declaração de Imposto de Renda não caia na malha fina, por estes motivos.