Começar a investir é uma excelente forma de ter uma maior tranquilidade financeira. Contudo, muitas pessoas não sabem como proceder depois de um tempo investindo. Isso porque não é uma excelente ideia esquecer que o valor existe, da mesma forma que não é saudável olhar todos os dias a plataforma da sua corretora ou banco. Por isso, saber fazer a gestão dos seus investimentos é das melhores formas de acabar com as suas dúvidas nessas horas.
Por outro lado, muitas pessoas contratam assessores de investimentos para cuidar de suas finanças. Porém, mesmo que você opte por essa modalidade, é preciso saber como fazer essa gestão. Nesse texto, vamos abordar uma das melhores estratégias para você fazer a gestão de seus investimentos. Além disso, mostraremos alguns atalhos que podem facilitar o seu trabalho na hora de organizar o seu dinheiro guardado.
Começar a investir é um desafio
Com a crescente alta dos preços e com a perda do poder de compra dos salários, começar a investir é um dos maiores desafios dos brasileiros. Além disso, depois que começam, poucos sabem fazer a gestão de seus investimentos. Contudo, é uma tarefa bastante simples fazer isso.
Durante todo o processo de investimento, você deve sempre seguir o seu perfil de investidor. Ele mostrará o quanto você aceita perder ou, ainda, onde são os melhores investimentos para deixar você confortável nesse processo. Aceitar e respeitar o seu perfil é a parte mais importante para gerir seus investimentos. Isso porque, durante seus investimentos, você pode querer se arriscar demais e, com isso, não aceitar a variação dos preços de ações, por exemplo. Além disso, muitos iniciantes vão direto para o bitcoin, o que pode ser arriscado.
Mesmo assim, existem fórmulas para fazer a gestão de seus investimentos de modo que você não perca muito tempo pensando naquilo que vai fazer. Nessa modalidade, você olha os números e toma as decisões racionalmente.
Fórmula perfeita para gestão de investimentos
Ao montar a sua carteira de investimentos, divida os produtos da sua carteira em diferentes percentuais. Com isso, você consegue saber qual está rendendo mais ou, ainda, saber qual está caindo mais, para poder recomprar. Nesse texto, vamos usar uma carteira com 50% em renda fixa e 50% em renda variável.
Separada em diversos ativos dentro dessa carteira, pode ser que durante algum momento do mercado a sua carteira esteja em 60% renda variável e 40% renda fixa. Nessa hora, é o momento certo de vender parte da sua renda variável e comprá-la em renda fixa. Com isso, você reajusta os percentuais iniciais. Essa é a melhor forma de fazer a gestão de investimentos: ver os percentuais.
Dentre as vantagens, você tem a rápida tomada de decisão, além de, no caso da renda variável, você conseguir vender na alta e recomprar na baixa, que é a melhor forma de fazer dinheiro no mercado. Com isso, a gestão de seus investimentos fica ainda mais simples, além de você não perder tempo pensando muito.