O ano mal começou e já fomos impactados por tudo que é aumento. Desse modo, a regra de ouro é economizar e, para conseguir juntar algum dinheiro, veja aqui no Brasil123 as 5 dicas infalíveis para economizar em 2022. Elas farão seu ano muito mais econômico.
Confira agora as 5 dicas infalíveis de como economizar em 2022
A seguir, vamos te mostrar essas 5 dicas infalíveis de como economizar em 2022 para você não ter problemas com suas finanças nesse início de ano.
1 – Peça descontos
Não é de hoje que os preços, impostos e tarifas estão cada vez mais altos. Ainda, isso também não é nenhuma novidade, pois basta ligar a tv e, em todo noticiário, temos informações de reajustes, dia após dia.
Dessa forma, não se sinta envergonhado ou menosprezado por precisar pedir um desconto ou ter que pechinchar por um serviço. Já dizia o ditado: “só sabe onde dói quem calça o mesmo sapato”. Então, sempre que possível, peça descontos em:
- Qualquer compra feita com dinheiro em espécie (por lei, pode haver diferenciação dos preços a depender da forma de pagamento);
- Serviços (geralmente, os profissionais sempre dão o preço com uma gordurinha a mais para poder conceder descontos);
- Feiras (produtos comprados após determinado horário ou tempo de exposição podem e devem conter descontos para facilitar o escoamento).
2 – Reveja seus gastos
Em momentos de crise, é preciso parar e realinhar a rota. Assim, você deve observar se não está tendo gastos desnecessários ou que pode evitar, gerando, dessa forma, mais economia. Então, geralmente temos gastos ocultos em:
- Tarifas bancárias;
- Anuidades de cartões;
- Assinaturas de streaming;
- Compras por impulso.
3 – Atenção às compras de supermercado
No supermercado, estão as maiores pegadinhas para te fazer gastar além do esperado. Dessa forma, primeiro observe sempre as datas em que você costuma fazer suas compras. Nos dias mais próximos a datas de pagamentos costuma haver aumento no preço dos itens, enquanto, em dias intermediários, há uma disponibilidade maior de ofertas.
Outra dica já bem conhecida é que, no supermercado, os itens de valor mais elevado estão sempre nas alturas dos olhos. Consequentemente, os mais em conta costumam estar nas prateleiras inferiores.
4 – Troque o carro pelo transporte público
Os combustíveis, nos últimos meses, têm sido verdadeiros ralos para o orçamento dos brasileiros. Toda a sucessão de aumentos culminou em valores abusivos praticados nos dias de hoje.
Então, nessa dica, citamos o transporte público como opção. Porém, é de conhecimento geral que todo tipo de veículo sofrerá reajuste e, muitas vezes, os serviços continuam sendo oferecidos de maneira precária.
Portanto, a dica para esse tópico é compartilhamento de carona. Essa pode ser uma opção mais confortável, neutralizando os impactos ocasionados pelos reajustes nos combustíveis.
5 – Evite comer na rua
Os alimentos subiram muito em seu valor. Isso acontece porque os restaurantes e lanchonetes já estão repassando para o cliente os mesmos aumentos. Dessa forma, para quem busca economia, cozinhar em casa e levar marmita pode ser a solução
Está difícil economizar, mas esperamos que com essas dicas você consiga ao menos fechar suas contas no azul todo mês.