Guardar dinheiro pode ser um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Isso se torna ainda mais complicado em uma realidade como a atual, onde o preço de tudo sobe mais a cada dia. Entretanto, é justamente por isso que poupar e estar preparado financeiramente é muito importante. Para ajudar você nesse processo, você vai conferir aqui 5 passos para economizar dinheiro, de forma simples e eficiente.
Com algumas dicas simples aplicadas ao seu dia a dia, você se torna capaz de economizar mesmo sem mudanças bruscas na rotina ou no estilo de vida. Assim, passa a ter uma relação mais confortável com o dinheiro. Confira estas dicas especiais, divulgadas pela plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Dicas para economizar
Confira aqui 5 dicas para economizar dinheiro que vão contribuir para a sua organização financeira e cooperar também para a sua estabilidade. Aprenda a estudar melhor o seu orçamento e dessa forma, fazer um uso melhor dele.
1- Defina o valor que deseja poupar até o final do ano
Ter objetivos claros é uma ótima maneira de alcançar as metas. Com um valor pré-determinado do quanto você pode gastar e do quanto deseja poupar, é mais fácil permanecer dentro da linha. Além disso, atingir uma meta é um excelente estímulo para continuar poupando e gastando apenas o necessário! A sensação de estar progredindo vai ser um verdadeiro incentivo.
Sendo assim, estipule um valor que quer ter guardado até dezembro. Assim, no mês em que não consegue poupar o que programou, assume uma dívida consigo mesmo, com o compromisso de pagar no mês seguinte!
Leia também: Economizar no supermercado é possível? Veja dicas
2- Invista em um financiamento
Essa dica é muito interessante para quem não possui muita disciplina. Ao optar por um financiamento, nos obrigamos a pagar e vamos aos poucos formando nosso patrimônio. A estratégia é, de quando em quando, antecipar algumas parcelas para quitar o crédito imobiliário mais rapidamente.
Essa tática é válida para quem sabe manter o orçamento sob controle, pois compromissos de longo prazo, como um financiamento imobiliário, aumentam o risco de inadimplência em casos de imprevistos.
3- Pague o que deve no momento em que a conta chegar
O ideal é sempre pagar as contas assim que elas chegam. Se por acaso você precisar esperar alguns dias até receber o dinheiro, certifique-se de que as contas serão as primeiras a ir embora!
Assim, você evita gastar o dinheiro com coisas menos importantes. Além disso, é capaz de organizar melhor o dinheiro que sobrar sem a preocupação das contas. Pense bem: você terá uma visão muito melhor do que ainda pode gastar depois de se livrar da obrigação das contas.
Comprar aquela roupa ou eletrodoméstico novo talvez possa esperar, mas deixar de pagar contas pode levar a uma dívida, o que representa uma verdadeira dor de cabeça.
Leia também: Onde investir o dinheiro dos filhos: Veja alternativas!
4- Aplique em renda fixa
Em primeiro lugar, se faz importante saber que a renda fixa é uma família de aplicações voltada tanto para quem está começando quanto para investidores experientes. Dessa forma, ela serve para aqueles que querem diversificar suas carteiras para reduzir riscos e balancear a rentabilidade. Tudo isso, de forma a compensar eventuais perdas de outros investimentos, como moedas, ações e criptomoedas, que estão sujeitas às oscilações de índices ou da economia.
Sendo assim, o principal benefício da renda fixa é a previsibilidade. Assim, no momento em que você compra um título, já sabe quanto o dinheiro irá render dentro do prazo combinado (data de vencimento). Dessa forma, a renda fixa é considerada uma opção segura e de baixo risco. Isso faz dela ideal para quem quer formar uma reserva de emergência ou tem aversão a perdas financeiras.
Devido a sua previsibilidade, os investimentos de renda fixa são uma opção segura. Dessa forma, ela faz o dinheiro render sem riscos. Com a alta da taxa Selic nos últimos anos, eles se tornaram também mais rentáveis. Por esse motivo, são uma alternativa para quem deseja poupar para realizar sonhos como comprar a casa própria, planeja fazer uma viagem no médio prazo ou, ainda, se preparar para ter uma vida tranquila ao se aposentar.
Ela é uma boa opção para quem deseja garantir uma boa aposentadoria. Para aqueles que desejam encorpar a renda quando decidir parar de trabalhar, investir um valor mês a mês na renda fixa é uma maneira de se preparar para ter mais estabilidade ou liberdade financeira no futuro.
5- Faça escolhas inteligentes
A vida é feita de escolhas, e a verdade é que muitas delas acabam nos fazendo gastar mais dinheiro do que o necessário! Por exemplo, se você tem a opção de levar comida pronta para o trabalho, mas escolhe por comer fora todos os dias, está deixando de lado uma opção que claramente é mais econômica.
Acredite: optar por coisas mais baratas é um hábito! Sendo assim é um exercício que você pode ir incorporando na rotina aos poucos. Comece por coisas simples, como escolher opções de lazer mais baratas, cozinhar ao invés de pedir delivery ou frequentar restaurantes, entre outros.
Leia também: Prazo de pagamento do Pronampe AUMENTOU! Entenda aqui
Por que é importante seguir essas 5 dicas para economizar dinheiro?
Vivemos um cenário muito incerto atualmente. Isso se dá pelo fato de que a economia foi muito prejudicada com a pandemia. Mas, mesmo distante de uma situação como essa, poupar sempre é importante.
Poupar dinheiro e fazer uma melhor utilização da sua renda pode transformar a sua vida! Saber lidar com essa questão de maneira responsável e organizada pode ajudar você a realizar sonhos e, por consequência, ser mais feliz e ter uma melhor qualidade de vida.
Mesmo que as vantagens não apareçam imediatamente, poupar é, principalmente, um investimento pro futuro. E isso pode sim ser feito sem mudanças bruscas no estilo de vida, como você pode compreender através dessas 5 dicas para economizar dinheiro.
Aplicando essas técnicas, você vai aos poucos criando uma nova mentalidade e incorporando comportamentos mais inteligentes na sua rotina.