Uma noite bem dormida envolve vários fatores, que vão muito além de deitar no travesseiro e apagar as luzes. Isso porque é preciso preparar o corpo e o ambiente para o sono. E você pode fazer isso de várias formas simples. Veja quais são elas, na matéria abaixo:
Insegurança: veja o que a caracteriza e como se livrar dela
Escolher o travesseiro melhor
Primeiramente, escolha o travesseiro ideal, que permita o seu descanso sem causar dores musculares ao seu corpo. Isso porque, se você utilizar um travesseiro muito alto, ou muito baixo, pode passar a noite se revirando para encontrar a posição certa. Mesmo que você não perceba, isso atrapalhará o descanso do seu corpo, ou seja, você acordará no dia seguinte sem energia.
Tomar um chá relaxante uma hora antes de dormir
Alguns chás têm propriedades calmantes e ajudarão você a relaxar e a se sentir mais sonolento logo antes de dormir. Além disso, tomar chá é uma vantagem, já que são feitos com matéria-prima natural e quase não têm contraindicação. Por isso, tome chás calmantes, como camomila, macela ou passiflora. Contudo, tome-os, pelo menos, uma hora antes de dormir, para não querer ir ao banheiro no meio da noite.
Desligar o celular e aparelhos eletrônicos
O celular e os aparelhos eletrônicos, como a televisão, mantém o cérebro alerta. Por isso, evite utilizá-los logo antes de dormir. Isso fará com que seu corpo se prepare para o momento do sono, te ajudando a dormir melhor e a ter um sono mais profundo.
Não comer muito, nem pouco antes de dormir
Para dormir melhor, você deve estar bem alimentado, para não sentir fome durante a noite. Contudo, também é preciso que você não exagere na comida, porque isso poderá causar uma digestão difícil, por causa da comida pesada, o que dificultará o seu sono.
Atividades relaxantes e gratuitas: dicas para você fazer em casa e desestressar
Evitar beber água logo antes de dormir
Beber água durante o dia é muito importante, contudo, beber água logo antes de dormir poderá te atrapalhar a atingir o seu objetivo de dormir melhor. Isso porque você poderá ficar com vontade de ir ao banheiro (e mais de uma vez), o que interromperá o seu sono.
Cobrir todas as frestas de luz
O nosso corpo segue a natureza, ou seja, ele tende a ficar mais sonolento quando o sol se põe e tende a acordar, quando ele nasce. Por isso, para dormir melhor, evite deixar luzes acesas, ou luzes entrando por frestas na cortina, por exemplo. Isso poderá causar o despertar do seu corpo mais cedo, mesmo que você não queira.
Utilizar tampão de ouvido
Caso você tenha problemas com barulhos externos, como vizinhos dando pequenas festas, ou barulho da televisão que as pessoas que moram com você assiste, providencie tampões de ouvido. Isso porque eles são itens acessíveis, que realmente fazem a diferença para abafar os sons, podendo te ajudar a dormir melhor.
Deixar a temperatura do quarto agradável
Por fim, sempre deixe a temperatura do seu quarto agradável para que você consiga dormir melhor. Ligue o ar-condicionado ou ventilador, se necessário. Contudo, se você for friorento, deixe um cobertor no pé da cama, caso queira se cobrir durante a noite. Isso evitará que você desperte para pegá-lo longe da cama.
Compulsão alimentar: o que é esse transtorno e quais são seus sintomas