Diminuir a acne é algo que todo mundo que sofre com esse mal quer. Afinal, ninguém gosta de ter vários caroços vermelhos na cara. Existem alguns hábitos que podem te ajudar a controlar esse problema que afeta a autoestima de diversas pessoas no mundo.
Entretanto, é preciso ressaltar que existem casos em que diminuir a acne por conta própria não é uma opção. A acne pode ser considerada uma doença de pele e, dependendo do seu grau, somente um médico pode te ajudar.
Cuidados essenciais que você deve ter com a pele do rosto
Confira mais sobre como diminuir a acne no artigo abaixo!
Lave o rosto
Parece o obvio, mas a primeira dica para diminuir a acne é lavar o rosto. Um dos principais motivos que a acne é formada é o acumulo de sujeira e de óleo na nossa pele. Assim, retirar essa sujeira diminuiu a probabilidade de desenvolver acne.
Entretanto, você não pode lavar demais o seu rosto. Isso porque, ao lavar o rosto, você não retira, somente, a sujeira. A oleosidade natural do seu rosto, que é necessária para manter a pele saudável, também é retirada. Dessa forma, o corpo entende que precisa produzir mais óleo. Isso vai aumentar a oleosidade da pele e, quem já tem a pele oleosa, vai aumentar a tendência a ter acne.
Use produtos não comedogênicos
Outra dica importante para diminuir a acne é escolher bons produtos, o que inclui eles serem não comedogênicos. Os ingredientes comedogênicos são ingredientes capazes de obstruir os seus poros. Os seus poros entupidos significam maior chance de desenvolver cravos e espinhas.
Assim, pode-se dizer que esses ingredientes são, em parte, responsáveis pelos seus problemas de pele. Dessa forma, ao se comprar algum produto para o rosto ou, até mesmo, para o corpo, o ideal é, sempre, ler o rótulo para, se possível, comprar produtos não comedogênicos. Isso vai ajudar a reduzir seu problema com acne.
Cuidados não óbvios que você deve ter no frio
Use produtos adequados para sua pele
O pensamento comum é que a acne é um problema de pele oleosa. Entretanto, a acne pode aparecer nos mais diversos tipos de pele e, não somente, na pele oleosa. Por isso, você deve ficar atento para utilizar produtos que tratem da acne, mas que ainda sejam adequados para seu rosto.
Se sua pele é seca e você compra produtos para tratar acne, mas voltado para pele oleosa, você pode acabar piorando a situação. Existem que tratam acne em todos os tipos de pele, basta você procurar o seu.
Tenha uma dieta equilibrada
Por último, O que você come, reflete, diretamente, na saúde da sua pele. Assim, é importante você manter, sempre, uma dieta saudável. Evitar alimentos muito gordurosos ou com alto teor de açúcar vai ajudar a diminuir a acne.
Além disso, é interessante possuir uma dieta com bastante frutas, verduras e, claro, muita água. A água é um dos segredos de uma pele hidrata e bonita.
Por fim, agora que você já possui dicas de como diminuir a acne, pode coloca-las em prática para ver o resultado. Contudo, o ideal é, sempre, procurar um médico dermatologista. Somente ele é capaz de classificar o grau da sua acne e verificar se o seu caso precisa de intervenções maiores, como medicamentos.