Você quer investir e não sabe por onde começar? Então, hoje vamos dar dicas de investimento para iniciantes. Mesmo com pouco dinheiro, é possível investir e realizar os seus principais sonhos, sejam eles viagens, conseguir o primeiro milhão ou garantir a sua vida futura.
Por que investir agora?
Você precisa identificar para que serve o dinheiro em sua vida. Sabe o carro que você quer trocar? Ou aquela viagem que sempre sonhou? O seu futuro mais tranquilo? Você pode, é só você querer.
Assim, para investir, primeiramente você precisa, economizar! No entanto, somente economizar não é suficiente. Quem tem dinheiro, também tem uma inimiga: a inflação. É por isso que aqueles R$ 100,00 que você tinha em 2011 não têm o mesmo valor de compra hoje.
Desse modo, é preciso se proteger dela. Assim, surgem, como proposta de garantir que a inflação não diminua o poder de compra do seu dinheiro, os tipos de investimentos.
Confira os 5 melhores livros de investimentos
Quais são os tipos de investimentos que temos no mercado?
Conheça agora todos os tipos de investimentos disponíveis. Confira logo abaixo.
1. Investimentos em Renda Fixa
São os investimentos realizados de forma que o cálculo dos juros é conhecido no momento da aplicação. Dessa forma, o investidor, ao final do tempo contratado, receberá o valor que ele aplicou mais os rendimentos. Dessa forma, na renda fixa, é possível encontrar as melhores opções de investimentos para iniciantes.
2. Investimentos em Renda Variável
Ao contrário dos investimentos de renda fixa, os investimentos em renda variável não possibilitam que o investidor saiba claramente qual será o seu retorno. Esse retorno dependerá das condições do mercado no momento da retirada do investimento.
Desse modo, essa forma de investimento é mais arriscada e não é de costume a sua indicação para investidores iniciantes. Então, a partir disso, confira as dicas para quem quer começar a investir.
Confira as dicas de investimentos para iniciantes
Para começar a investir, é preciso que você siga alguns passos muito importantes.
Tenha os seus objetivos bem claros e estabeleça prazos para atingi-los
Em relação aos prazos, temos:
– Os investimentos a curto prazo (até um ano), com recomendação das aplicações com liquidez diária.
– Os investimentos a médio prazo (entre um a cinco anos), que apresentam risco moderado e alguma volatilidade.
– Os investimentos a longo prazo (superior a cinco anos), que apresentam maior volatilidade. Esses implicam em maior risco de mercado, mas há mais potencial para ganhos.
Defina um valor para investir mensalmente e ajuste-o no orçamento
Esse valor passa a ser um “custo” em sua planilha de gastos.
Analise os investimentos e determine uma carteira de aplicações
São muitos tipos de investimento existentes no mercado. Dessa forma, é preciso que você escolha, de forma acertada, quais serão as suas opções.
Procure uma corretora de valores e abra a sua conta
É possível investir na bolsa de valores e em uma variedade muito grande de produtos financeiros. Ou seja, as corretoras de valores funcionam quase como um “shopping center” financeiro. Assim, elas oferecem seus próprios produtos e buscam produtos de outras instituições, estudando a melhor proposta para o seu investimento.