Se você tem um financiamento imobiliário e fica desanimado sempre que vê quantas parcelas faltam, você precisa saber de uma estratégia. Isso porque ela permite que você quite o seu parcelamento mais rapidamente, o que pode liberar um grande espaço no seu orçamento doméstico. E ela está longe de ser complicada.
Por isso, hoje vamos mostrar uma forma simples de quitar o seu financiamento imobiliário. Além disso, vamos dar algumas dicas para quem está atrás desse crédito hoje, alertando para alguns pontos importantes.
Quero meu financiamento, o que preciso ver?
O financiamento imobiliário é um dos maiores meios para quem quer comprar a casa própria. Atualmente, existem diversos no país todo, sendo o mais popular o Casa Verde e Amarela. Esse programa do Governo Federal permite que qualquer pessoa tenha acesso à casa própria com mais facilidade. Mas os outros também são válidos.
Por isso, na hora de fazer o seu financiamento imobiliário, você precisa olhar alguns pontos importantes. O primeiro, e principal, é a taxa de juros. Isso porque estamos em um momento em que comprar a casa própria está mais caro. Por isso, adquira um financiamento que tenha a possibilidade de trocar os juros posteriormente, quando tudo estiver mais baixo.
Além disso, na hora de ver os juros, analise a quantidade de parcelas. Isso porque quanto maior o número de parcelas, maiores serão os juros que você pagará no seu financiamento imobiliário. Por isso, opte sempre pela maior parcela possível no seu orçamento doméstico. Com isso, você consegue pagar menos juros.
Contudo, independentemente de quantas parcelas você escolher, existe uma estratégia muito eficiente que você pode usar. Com ela, você quita o seu financiamento imobiliário em muito menos tempo que o habitual, não precisando ficar 30 anos pagando pela sua casa própria.
Como quitar o financiamento imobiliário mais rápido?
Existe uma forma bastante simples de quitar o seu financiamento imobiliário de forma mais rápida e sem muita complicação. A estratégia tem o nome de amortização, e é um pagamento adiantado das parcelas futuras. E, de forma surpreendente, se você adiantar as parcelas, o valor delas é muito menor que a parcela usual.
Isso porque a parcela é constituída do pagamento do imóvel e do pagamento dos juros. Dessa forma, se você adiantar a última parcela do seu financiamento imobiliário, a parte do pagamento do imóvel ficará intacta, mas os juros serão muito menores. Com isso, uma parcela de R$1.500, por exemplo, pode ficar em R$600 se você quitá-la antes. Às vezes o valor é ainda menor.
Dessa forma, se sobrou algum dinheiro nas suas finanças mensais, veja quanto custa para amortizar a última parcela do seu financiamento imobiliário. Dependendo do valor, você conseguirá pagar até 3 parcelas em apenas um mês. Com isso, consegue quitar o seu imóvel de 30 anos em apenas 10 anos. E quanto mais amortização você fizer, mais rapidamente conseguirá terminar o seu financiamento imobiliário.
Para detalhes sobre o seu caso, especificamente, basta entrar em contato com o banco que fez o seu financiamento imobiliário. Muitas vezes, essa informação consta nos aplicativos das instituições e podem ajudar você de qualquer lugar.