O pix, o chamado “pagamento instantâneo”, ganhou extrema visibilidade em novembro de 2020. Ele tem sido uma excelente plataforma para realizar pagamentos ou recebê-los. Porém, devido a essa facilidade, ficou fácil para os inúmeros trabalhadores que utilizam a plataforma, mas tão fácil quanto para os golpistas que estão aproveitando essa facilidade. Quer ficar por dentro de dicas de como não cair em golpes no pix? Então hoje você saberá as principais aqui no Brasil 123.
Saiba as principais dicas para não cair em golpes no pix
Por meio do pix, o que às vezes demorava dias úteis para chegar, tornou-se instantâneo. Transferência entre bancos distintos, pagamentos que às vezes feitos por boletos só compensavam dias depois. Além da facilidade extrema de não precisar mais sacar dinheiro para depósito e afins.
Entretanto, a facilidade pode ter criado algumas brechas para que pessoas mal intencionadas conseguissem realizar golpes. Com alguns aproveitadores e golpistas, você precisa aplicar alguns cuidados. Veja abaixo as dicas para não cair em ciladas.
Veja as principais dicas abaixo
Para se proteger e usar sempre o pix com segurança, confira agora algumas dicas essenciais ao usar essa facilidade.
Preste atenção aos dados entregues a você
Quando for realizar um pagamento, preste atenção e cheque os dados enviados a você. Veja se a pessoa que está cobrando condiz com os dados enviados e só após essa conferência faça a transferência para determinada pessoa ou a realização de determinado pagamento.
Esteja atento às redes sociais
Ultimamente o golpe por WhatsApp tem sido muito frequente. Pessoas acabam por ter seu WhatsApp clonado e golpistas aproveitam a ocasião para solicitar pagamentos e “empréstimos” aos contatos da pessoa que teve sua rede social clonada.
Muitas vezes, familiares e parentes acabam enviando, pois acreditam fielmente que a pessoa é a que eles conhecem. Então, antes de fazer o pagamento, ligue para a pessoa, faça uma chamada de vídeo, ou se possível encontre-a para obter a veracidade das informações.
O mais recente golpe do pix
O chamado “bug” para beneficiar usuários, nada mais é do que estelionatários que dizem que, usando determinada chave pix, você enviará um valor e receberá o dobro daquela quantia enviada. No entanto, ao enviar, você não verá mais o seu dinheiro de volta, pois ele será destinado à conta que os golpistas usam para ludibriar as pessoas.
Seja extremamente cauteloso
Preste muita atenção em todos os dados que são enviados a você, nas solicitações, antes de prestar socorro financeiro a qualquer familiar, amigo, conhecido, certifique-se de que aquela pessoa é a mesma que você conhece.
Mas, caso você caia em um golpe desses, procure imediatamente uma delegacia, talvez com algumas informações seja possível auxiliar a polícia a desmantelar essa rede de golpes.