Dia 20 de novembro teve início a Copa do Mundo de 2022, que está sendo sediada no Catar.
Os primeiros jogos já estão acontecendo, mas a grande dúvida da maioria dos brasileiros é com relação aos horários de trabalho durante o período das partidas.
Afinal de contas, o Brasil teve a sua estreia nesta quinta-feira (24). Mas essa questão ainda é uma dúvida para de muitos trabalhadores.
Além disso, é importante destacar que os próximos jogos do Brasil também serão em dias de semana, sendo um na segunda e outro na sexta. Ademais, caso o Brasil vença e siga para as próximas etapas, eles também terão jogos no meio da semana.
Por isso, é comum surgir a dúvida: como conciliar os jogos com o período de trabalho? As empresas irão considerar folga ou feriado nesses dias? Ou o horário de trabalho será reduzido?
Enfim, caso você também esteja com essas dúvidas, vamos explicar sobre o assunto no decorrer desse post. Venha conferir!
Haverá expediente de trabalho nos dias de jogos do Brasil na Copa?
Você já fez planos com sua família e amigos, de todos se reunirem em frente à TV para poderem assistir aos jogos da Copa, especialmente nos dias em que o Brasil estiver jogando?
Vale frisar que as empresas não têm obrigação de liberar seus funcionários nessas datas. Afinal de contas, esses dias são vistos como “normais”, ou seja, não é feriado e nem folga obrigatória.
Dessa forma, se faz necessário que a empresa converse com seus funcionários, para que possam chegar a um acordo que seja bom para ambos.
Uma boa sugestão é que o empregador combine um dia com o trabalhador, para que ele possa compensar esses momentos de ausência.
Acordo entre funcionários e empresa
A empresa, junto com seus funcionários, pode conversar e chegar a um acordo que agrade a todos.
Como dissemos anteriormente, os empregadores podem solicitar aos funcionários, que compensem as horas que ficaram fora para assistir ao jogo.
Essa compensação pode ser de um dia completo ou de algumas horas, com o retorno do funcionário após a partida, isso pode depender da necessidade da empresa. Trocar o horário também pode ser uma opção.
Mas, independente de qual seja o acordo feito, é necessário que haja uma comunicação clara e objetiva entre todos os envolvidos, para que as escolhas sejam satisfatórias, e não prejudique o andamento do trabalho.
Além disso, esses acordos que são feitos não precisam envolver outros órgãos como, por exemplo, o sindicato.
Realizando uma conversa franca e agilizando o trabalho, é possível assistir à Copa tranquilamente.
Aliás, existem empresas que oferecem um espaço para que os colaboradores possam assistir do próprio local de trabalho. Assim, não há a necessidade de se deslocar ou até mesmo perder o início do jogo.
Ademais, a grande maioria das empresas hoje, trabalha com banco de horas. Desse modo, você pode conversar com o RH do seu local de trabalho, e confirmar quantas horas você tem disponível para tirar.
Empresas que não fecham acordos
Entretanto, se mesmo com todas essas possibilidades, como o banco de horas ou assistir na empresa, o empregador não aceitar liberar seus funcionários, então, o trabalhador terá que acatar a decisão da empresa.
Afinal de contas, esse dia de jogo é mais um dia comum de trabalho normal, não havendo nada que obrigue o empregador a liberar seus funcionários.
Por isso, se o colaborador, mesmo sem nenhum acordo com a empresa, não comparecer na empresa nos dias de jogos do Brasil na Copa, poderá ter o dia descontado na folha de pagamento.
Além disso, se a empresa achar pertinente, poderá aplicar uma advertência ao colaborador que faltou ao trabalho para ver o jogo. Outro motivo que pode gerar uma advertência, é assistir aos jogos durante o horário de trabalho sem a permissão dos chefes.
Lembrando que três advertências podem justificar uma demissão. Por isso, tente negociar com o empregador, para que você e seus colegas de trabalho não fiquem no prejuízo no dia dos jogos do Brasil na Copa.