Discussão sobre o diagnóstico precoce do câncer tem seu cancelamento na Câmara dos Deputados. O debate faz parte de um conjunto de discussões que recebeu o nome de “Diálogos com a saúde” e como é costume desta proposta, aconteceria nessa quarta-feira.
A discussão sobre o diagnóstico precoce do câncer estava marcada para o dia 12 de julho, contudo não há, ainda, previsão de nova data para a reunião.
Outra característica destas reuniões é a presença de especialistas na área e esta discussão contaria com o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde que falaria acerca destes diagnósticos precoces no SUS.
Quer saber mais sobre este assunto? Então, continue conosco na leitura deste texto pois ele está recheado de informações.
Cancelamento do debate na Câmara sobre diagnóstico precoce do câncer
A Câmara dos Deputados realizaria na quarta-feira, dia 12 de julho, um debate sobre o diagnóstico precoce do câncer. O debate contaria com a presença de Nesio Fernandes de Medeiros Junior, secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde.
No entanto, a discussão foi cancelada e ainda não recebeu uma nova data para que os deputados possam debater este tema.
Diálogos com a saúde
A saber, a discussão sobre o diagnóstico precoce do câncer faz parte de uma proposta da deputada Silvia Cristina, do Partido Liberal de Rondônia. Ela propôs reuniões que receberam o nome de “Diálogos com a saúde”.
Estas reuniões têm a finalidade de discutir sobre as doenças cardiovasculares e sobre o câncer que, como citou a deputada, são a causa da morte de 650 mil pessoas no Brasil por ano.
As discussões contam com profissionais da área a fim de expor às pessoas dados que possam contribuir com a conscientização e, dessa forma, fazer com que cada vez mais cidadãos tenham meios de se prevenir e realizar um diagnóstico precoce
dessas doenças.
Tributação de tecnologias em saúde no Brasil, bem como o cenário atual do câncer no Brasil e o financiamento em oncologia são alguns dos assuntos que já tiveram sua discussão dentro da série “Diálogos com a saúde”.
Diagnóstico precoce do câncer, qual a sua importância?
O diagnóstico precoce do câncer tem a sua realização através de exames que são capazes de detectar a doença antes mesmo de ela apresentar seus sintomas iniciais.
Sendo assim, é possível aumentar as possibilidades de realizar um tratamento breve e menos invasivo. Há exemplos, como o do câncer de cólon e reto que com o diagnóstico precoce pode apresentar uma possibilidade de cura de 90%.
Como são realizados estes diagnósticos?
A maneira de realizar o diagnóstico varia de acordo com a doença. Por exemplo, o diagnóstico do câncer de próstata tem a sua realização através do toque retal ou exames de sangue do marcador PSA.
Ou então, nos casos de câncer de mama, o diagnóstico se dá através do exame de mamografia. O ideal é fazê-lo anualmente a partir dos 40 anos de idade, e a cada dois anos a partir dos 55 anos. Também é importante fazer autoexame.
Você já conhecia estes pontos positivos do diagnóstico precoce do câncer? Compartilhe conosco deixando um comentário abaixo.