A diabetes e a obesidade são doenças muito comuns e frequentes na população brasileira. Geralmente, pessoas obesas desenvolvem o diabetes, além de outras doenças sistêmicas, como hipertensão arterial e colesterol alto. Se você possui diabetes ligada à obesidade, veja como tratar.
Doenças como diabetes e obesidade estão intimamente relacionadas aos hábitos de vida da pessoa. Ou seja, pessoas que possuem hábitos de vida saudáveis, se alimentam bem e realizam atividade física, dificilmente desenvolverão diabetes do tipo 2 ou obesidade. No entanto, essa não é a realidade da maioria das pessoas, que optam por um estilo de vida sedentário. Veja aqui como tratar diabetes ligada a obesidade e fique livre desses problemas.
Como tratar diabetes ligada a obesidade
O diabetes tipo 2 está intimamente relacionado ao acúmulo de gordura abdominal, portanto, um indivíduo obeso possui altíssimas chances de desenvolver essa doença. Como mencionado anteriormente, para tratar a diabetes ligada à obesidade é necessário alterar os hábitos de vida, dando preferência a uma alimentação saudável e praticando atividade física.
Tratamento de diabetes
Em primeiro lugar, se alguém em sua família possui diabetes ou se encontra pré-diabético, é fundamental que você realize alguns exames de rotina para analisar seus níveis glicêmicos. Além disso, como mencionado anteriormente, hábitos de vida saudáveis são fundamentais no tratamento dessa doença. Portanto, busque realizar uma dieta equilibrada, livre de açúcar, e realize atividade física regularmente — no mínimo 3 vezes por semana.
Quando o diabetes tipo 2 já está instalado é necessário dar início à terapia medicamentosa. Geralmente, os médicos receitam medicamentos que acentuam a sensibilidade à insulina das células ou que aumentam a produção desse hormônio pelo pâncreas.
Tratamento da obesidade
Assim como o diabetes, a obesidade está intimamente relacionada aos hábitos de vida do indivíduo. Então, o primeiro passo para tratar esse problema é mudar o estilo de vida, promovendo uma reeducação alimentar e praticando exercícios físicos. Sem esses dois pilares, o tratamento da obesidade não obterá sucesso algum.
Dieta
Ainda que você tenha encontrado outras opções de tratamento, realizar uma reeducação alimentar é imprescindível, pois é por meio dela que a ingestão calórica é reduzida e, por consequência, o peso reduz. Algumas vezes é necessário que o indivíduo obeso tenha suporte emocional ou social, por meio de terapias com profissionais ou até mesmo por meio do apoio familiar.
No caso de pessoas diabéticas é necessário tomar muito cuidado com a dieta, pois a alimentação interfere nos índices glicêmicos e a ausência de alguns alimentos e nutrientes pode ser prejudicial. Por isso, é fundamental procurar um nutricionista para se orientar.
Atividade física
A atividade física é o segundo pilar essencial para solucionar o problema da obesidade. Durante a atividade física o corpo gasta energia e queima calorias, além de melhorar o condicionamento físico. O exercício proporciona ao indivíduo obeso outras vantagens, como: redução da fome, aumento da ação do hormônio insulina, melhora das gorduras, bem-estar e autoestima.
Em suma, se você deseja se livrar do diabetes associado à obesidade, a mudança nos hábitos de vida é fundamental. Faça isso quanto antes, pois só depende de você.