A Previdência Social completa 100 anos nesta terça-feira (24). A data é uma homenagem à publicação da Lei Eloy Chaves, de 24 de janeiro de 1923, que instituiu a base do sistema previdenciário brasileiro, por meio da criação da Caixa de Aposentadoria e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias. Ainda mais, no dia 24 de janeiro, também é comemorado o Dia Nacional do Aposentado.
Dados da Previdência
Além de contribuir para dinamizar a economia dos municípios brasileiros, por meio do pagamento de benefícios, a Previdência está presente na vida do trabalhador e de sua família, no momento da aposentadoria e em situações de nascimento, invalidez e morte.
A saber, por mês, a Previdência paga 22.417.519 aposentadoria somente no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o que representa um valor anual de R$ 478.706.534.061,24.
Neste centenário, a Previdência Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está ainda mais próxima e acessível ao cidadão, com a implantação de ferramentas tecnológicas e sistemas informatizados, como o ‘Meu INSS’, que atualmente disponibiliza mais de 100 serviços pelo celular ou computador sem que o interessado precise sair de casa.
A Previdência Social continua na busca do aprimoramento para trazer mais agilidade e facilidade para a sociedade, com o desenvolvimento de projetos como a prova de vida por meio de cruzamento de dados e a análise automática de direitos.
Leia também: BUSCA ATIVA do Bolsa Família vai começar em FEVEREIRO; entenda
Pagamentos aos aposentados e pensionistas
Logo após o dia nacional do aposentado, teremos o início da execução do calendário INSS.
Então, para quem recebe um salário mínimo, o período de pagamentos vai do dia 25 de janeiro até 7 de fevereiro. Já para quem recebe acima desse patamar, os créditos começam no dia 1º de fevereiro e seguem também até o dia 7.
Sendo assim, para saber quando o pagamento será depositado, basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data habitual.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social
Veja ainda: FIM DO SAQUE-ANIVERSÁRIO é “problema dos bancos”, afirma Ministro