Hoje, 11 de outubro é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. Dessa forma, podemos entender que esse dia pode ser destinado à uma reflexão sobre inclusão, respeito e também amizade e empatia.
Sendo assim, essa data reflete a responsabilidade que todos nós temos de proporcionar inclusão.
Além disso, sermos conscientes para realmente poder melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Por esse motivo, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física também é um marco e um apelo para a melhora e a promoção dos direitos dessas pessoas.
É importante falarmos sobre isso pois hoje, temos muito mais de 45 milhões de pessoas que têm algum tipo de deficiência. Isso apenas em território nacional.
Em outras palavras, a população que sofre algum tipo de deficiência compõe aproximadamente 25% de toda a sociedade brasileira.
Além disso, desse total, mais de 13 milhões de pessoas possuem deficiência física, o que não favorece o desenvolvimento de algumas atividades.
A data comemorativa
No dia 15 de abril de 1981, passamos a comemorar O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física.
Dessa forma, de acordo com a lei nº2.795, pelo governo de São Paulo e então posteriormente em todo o território nacional essa data se tornou uma das representações de igualdade e respeito.
A importância da inclusão
Quanto mais o tempo passa, mais se vê a necessidade de existir uma real inclusão e também união para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.
Por esse motivo, precisamos entender que além do respeito e da empatia, precisamos de mobilização para melhorar de fato a qualidade de vida das pessoas de uma forma geral.
Sendo assim, é importante pensar e começar a agir, para que a vida de todos possa ser igualmente confortável e justa.
Feliz Dia Nacional do Deficiente Físico! Viva a diferença e a inclusão.