05 de maio é um dia de conscientização em todo mundo, visto que dois grandes temas são celebrados nesta dama: o Dia Mundial da Asma e também, o Dia Mundial da Higienização das Mãos.
Este ato de higiene nunca foi tão enfatizado como vem sendo neste último ano, com a chegada da Pandemia da Covid-19.
Além de eliminar o vírus das mãos e logo, o possível contágio por meio das vias aéreas, a higienização ainda elimina outros riscos, sendo um dos métodos mais eficazes para prevenir inúmeras doenças.
Apesar de a lavagem com água e sabão ser a mais eficiente, vale lembrar, que nem sempre temos essa possibilidade na correria do dia a dia, portanto, carregar um frasco de álcool gel 70% pode ser a solução para acabar com os germes, bactérias e vírus que ficam pelas superfícies e entram em contato frequentemente com as mãos.
Leia também: Sete erros de higienização mais frequentes
Sobre o Dia Mundial da Higienização das Mãos
A iniciativa criada pela OMS tem como objetivo alertar a população sobre a importância de um ato simples para a prevenção e controle de infecções e transmissão de germes.
A data é celebrada em todo mundo, por meio de ações voltadas para a conscientização de profissionais de saúde, governantes, administradores hospitalares e população em geral sobre a importância do procedimento para a promoção da saúde.
Além das ações de conscientização, vários profissionais da saúde vêm alertando sobre o modo correto de fazer a assepsia, que vai muito além de despejar o álcool na palma da mão.
Como fazer a higienização correta
Para garantir que todos os germes sejam eliminados com eficiência é fundamental que o ato com água e sabão leve em torno de 60 segundos, já com álcool gel pode ser feito em até 30 segundos. Veja o passo a passo!
Com água e sabão
- Molhe as mãos em água corrente, evitando tocar a pia;
- Dê preferência ao sabonete líquido e aplique uma moeda do produto na palma da mão;
- Esfregue as palmas e costas das mãos até produzir espuma;
- Depois entrelace os dedos e friccione os espaços entre cada dedo;
- Esfregue o dorso dos dedos com movimentos de vai e vem;
- Friccione as polpas digitais e unhas da mão fechada em concha na palma da outra mão (e vice-versa), fazendo sempre movimento circular;
- Não se esqueça de esfregar os punhos também;
- Utilize toalha de papel para secar as mãos e fechar a torneira.
Com álcool gel 70%
A higienização com álcool em gel deve seguir os mesmos movimentos da lavagem com água e sabão, entretanto, não é necessário usar toalha para secagem, deixando o produto ser absorvido naturalmente pela pele.
Além disso, vale destacar que para que o álcool gel seja eficiente contra o vírus, é importante friccioná-lo nas mãos por 15 segundos e só a partir de então, passá-lo por todas as partes da mão como detalhado acima.
Veja mais: Doenças de transmissão respiratória e oro-fecal podem ser evitadas com a higienização das mãos