O Dia das Crianças deverá movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio brasileiro em 2022. A saber, esse número é 25,2% superior ao estimado em 2021 (R$ 10,93 bilhões).
A pesquisa foi realizada em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Neste ano, 73% dos consumidores brasileiros deverão ir às compras neste ano. Aliás, as pessoas pretendem comprar, em média, 2,2 presentes para a garotada. O valor médio a ser gasto é de R$ 241,60, o que representa um aumento de R$ 42 em relação a 2021.
Veja abaixo mais detalhes da pesquisa:
- 44% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor que o do ano passado;
- 29% dos entrevistados pretendem gastar mais que no ano passado;
- 17% dos entrevistados pretendem gastar menos que no ano passado.
O levantamento também revelou que o cartão de crédito parcelado deverá ser a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores (39%). Em resumo, o número médio de parcelas será de 3,8 prestações.
Os brasileiros também citaram Pix (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Inclusive, as citações tiveram percentuais bastante parecidos.
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Pagamento à vista deve ser priorizado pelo consumidor
De acordo com o presidente da CNDL, José César da Costa, os pagamentos à vista devem ser priorizados pelos consumidores no Dia das Crianças. Na verdade, muitas compras, não só em datas comemorativas, devem tentar ser pagas de uma única vez para que não incidam juros sobre o valor devedor.
“Vivemos um momento delicado do país em relação ao endividamento das famílias. O pagamento integral no momento da compra pode ser importante para o orçamento, principalmente diante de um desemprego elevado e um cenário onde consumidor deve evitar compromissos financeiros de longo prazo“, explicou o presidente da CNDL.
Vale destacar que o Dia das Crianças não tem importância apenas para essa data. Em síntese, esta é a última festa comemorativa do país antes do Natal e dá indícios sobre como serão as vendas no final do ano.
“Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O setor passou por dois anos duros e agora conta com as vendas da data para compensar as perdas dos últimos tempos”, disse José César da Costa.
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