O Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, não é um feriado nacional previsto no calendário do país.
Apesar disso, existem diversas localidades que consideram a data como um feriado. E isso, por sinal, causa muitas dúvidas em muitos brasileiros.
Continue a leitura para ficar por dentro desse tema!
Afinal, onde o Dia da Consciência Negra é feriado?
Em todo o Brasil, são seis os estados que decretaram feriado integral no dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra.
Além dos municípios desses estados, mais de mil cidades, incluindo duas capitais estaduais, também comemoram a data.
Acompanhe a lista:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Amapá;
- Mato Grosso;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo.
Além desses estados, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins têm ao menos uma cidade onde o Dia da Consciência Negra é feriado municipal.
Ainda mais, as capitais que têm leis municipais instituindo o feriado são:
- Goiânia (GO);
- Florianópolis (SC).
Novidades podem surgir para a data
Diante desse cenário, é importante mencionar que o Congresso Nacional discute tornar o dia 20 de novembro um feriado nacional.
A saber, no ano passado, o senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) apresentou um projeto de lei que transforma a data em feriado em todo o país.
Então, uma vez aprovada pelo Senado, a proposta agora aguarda votação na Câmara dos Deputados.
Saiba mais sobre o Dia da Consciência Negra
Em suma, o Dia da Consciência Negra tem como propósito promover uma profunda reflexão sobre a inserção da comunidade negra na sociedade brasileira e o impacto da cultura africana na formação da identidade cultural do país.
Na prática, a data se destina a valorizar a rica herança afro-brasileira e incentivar seu reconhecimento em instituições de ensino, organizações e espaços culturais.
Além disso, o Movimento Negro costuma coordenar eventos educativos, palestras e manifestações para destacar a contribuição significativa dos cidadãos negros para o Brasil.
Em complemento, essa reflexão também visa fortalecer a autoestima da população negra e sensibilizar a população branca para a existência do racismo estrutural.
Por fim, vale explicar que o dia 20 de novembro foi escolhido para a celebração do Dia da Consciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que foi assassinado por bandeirantes em 20 de novembro de 1695, marcando sua luta contra a opressão e sua contribuição para a resistência negra no Brasil.