O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior taxa de trabalho remoto do país. Isso quer dizer na prática que proporcionalmente esta é a unidade com mais empregados ainda trabalhando de casa nesta pandemia.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Distrito Federal teve em outubro 262 mil empregados em trabalho remoto. Isso representa portanto algo em torno de 21,1% de todos os trabalhadores de Brasília.
Dessa forma, dá para dizer que de 100 trabalhadores, pouco mais de 20 ainda estão trabalhando de casa. É portanto uma liderança em relação às outras unidades da federação. Não se sabe exatamente o porquê desta liderança de Brasília.
Mas se sabe que ela mantém essa liderança desde o início do levantamento. É que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), está levantando esses números desde o último mês de maio, e Brasília sempre ficou na frente das outras unidades da federação. Veja os números.
- Maio – 25%
- Junho – 25,8%
- Julho – 25,2%
- Agosto – 25,6%
- Setembro – 23,3%
- Outubro – 21,1%
Pelos números, é possível ler uma queda no trabalho remoto desde o último mês de agosto. Isso acontece por motivos óbvios. É que a reabertura das atividades fez com que mais pessoas voltassem a trabalhar no local de trabalho mesmo.
Trabalho remoto
Ainda de acordo com o IBGE, a taxa de trabalho remoto também é grande no Rio de Janeiro, que teve 16,4% dos seus empregados trabalhando de casa em outubro e em São Paulo. No estado mais populoso do país, essa taxa ficou na casa dos 13,9%. Essas unidades da federação completam o top 3.
Há outras variáveis para acompanhar a manutenção do trabalho remoto no país. Uma bem interessante é o recorte social. É que quanto mais você recebe mais chances você tem de continuar trabalhando de maneira remota nesta pandemia.