Em cada novo ciclo de pagamento do auxílio emergencial, a Dataprev analisa os dados cadastrais dos participantes para evitar que o pagamento aconteça de forma indevida. Dessa forma, cerca de 650 mil pessoas foram notificadas sobre a devolução do auxílio emergencial 2021.
O auxílio emergencial é o programa elaborado pelo Governo Federal em razão da pandemia pela Covid-19 que visa o enfrentamento da crise econômica e sanitária pelos grupos mais prejudicados por meio do repasse de uma renda mensal. No entanto, os pagamentos indevidos estão sendo barrados e deverão ser devolvidos; entenda melhor sobre o assunto na sequência.
Quem deverá fazer a devolução do auxílio emergencial
De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) do Ministério da Cidadania, Ronaldo Navarro, quem deve fazer a devolução do auxílio emergencial 2021 são:
[…] trabalhadores que ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) geraram DARF para restituição de parcelas do Auxílio Emergencial, mas que ainda não efetuaram o pagamento, ou que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa. Além disso, pessoas com indicativo de recebimento de um segundo benefício assistencial do Governo Federal, como aposentadoria, seguro desemprego ou Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, ou aquelas com vínculo empregatício na data do requerimento do Auxílio Emergencial, ou identificadas com renda incompatível com o recebimento.
Assim sendo, há diversos casos em que o indivíduo deve fazer a devolução das parcelas do programa. Para informar os participantes que devem fazer a devolução, o Ministério da Cidadania enviou mensagens de celular (SMS) por meio dos números 28041 ou 28042.
Como saber se preciso devolver o auxílio
Caso o beneficiário tenha dúvida se precisa devolver o auxílio emergencial, basta verificar as mensagens recebidas em seu celular, pois as mensagens começaram a ser enviadas na quarta-feira, 18, e foram concluídas na quinta-feira, 19.
Dessa forma, as mensagens enviadas pelo Ministério da Cidadania contêm o registro do CPF do beneficiário e o link iniciado com gov.br. Elas serão enviadas pelos números 28041 ou 28042. Qualquer SMS enviado de números diferentes informando sobre a devolução deve ser desconsiderado, pois é uma potencial tentativa de fraude.
Veja ainda: Qual será o valor da 5ª parcela do auxílio emergencial 2021? Fique por dentro das últimas informações
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.