São muitos os brasileiros que sonham em conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, para muita gente, o custo é um impeditivo. Para outros, o temor fica com a prova prática. Não por não saber dirigir, mas pelo nervoso que cerca todo o procedimento.
Sendo assim, é interessante esclarecer alguns pontos sobre informações que vêm circulando a respeito do fim da prova prática para os motoristas.
Fim da prova prática para a CNH é real?
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que nada ainda está valendo de fato, ou seja, são apenas projetos. E não diz respeito ao fim da prova prática, e sim à padronização na avaliação do motorista.
Então, de acordo com as informações de bastidores, o Detran planeja padronizar os critérios de avaliação do exame prático para a obtenção da CNH.
Assim, é importante que todos saibam que a medida visa esclarecer as regras e orientações, diminuindo a subjetividade na interpretação do avaliador e acelerar potencialmente o processo de obtenção da carteira.
Além disso, também segundo a fonte, o Detran estabelecerá Manuais de Padronização de Processos Administrativos.
Projeto de lei quer mudar a idade mínima
O deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), lançou um projeto que permite aos jovens maiores de 16 anos obterem a permissão para dirigir no Brasil.
Duarte afirma que, se os jovens já podem votar e se envolver na vida política nacional, as responsabilidades devem ser estendidas à atividade de dirigir, permitindo, portanto, obter a CNH.
Ainda mais, de acordo com o texto, ao candidato aprovado será concedida a permissão para dirigir, com validade por dois anos.
Contudo, é preciso deixar claro que esse projeto ainda está em análise, portanto, não é uma medida que vale de fato.
Critérios para a emissão da CNH
Na prática, os critérios mais comuns para obter a CNH são:
Alfabetização
Os candidatos geralmente devem ser capazes de ler e escrever. Isso é necessário para compreender as placas de trânsito, preencher os formulários e entender as regras de trânsito.
Documentação
Os candidatos devem apresentar documentos como identidade, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e comprovante de residência.
Exames Médicos e Psicológicos
Os candidatos devem passar por exames médicos e psicológicos para garantir que estão fisicamente e mentalmente aptos para dirigir.
Curso teórico
A conclusão de um curso teórico sobre legislação de trânsito e direção defensiva é geralmente necessária.
Aulas práticas
Após o curso teórico, os candidatos precisam realizar as aulas práticas de direção, geralmente sob a supervisão de um instrutor de autoescola.
Exame prático de direção
Os candidatos devem ser aprovados em um exame prático de direção, onde as suas habilidades de condução são avaliadas.
Aprovação em provas teóricas e práticas
Os candidatos devem ser aprovados em exames teóricos e práticos para obter a CNH.
Por fim, vale lembrar que os critérios podem variar de acordo com a localidade.