O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) chama atenção da população mais uma vez para golpes que estão sendo praticados na internet utilizando o nome do Órgão.
Na última quarta-feira (25), chegou ao conhecimento da instituição, por meio da Ouvidoria, sobre a existência de um site falso de Leilão com o link https://detran.leiloes-es.org/home/, que divulga o certame para o dia 23 de outubro.
De imediato, a Coordenação de Leilões de Veículos registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e notificou as autoridades para que procedam com a retirada do sítio eletrônico criminoso do ar. O Detran|ES destaca que todos os leilões que realiza são eletrônicos e também devem ser consultados exclusivamente no site oficial, na área de Editais de leilão de veículos.
Informa ainda que, no momento, não há edital de leilão aberto pela instituição. O Departamento orienta ainda que o cidadão que tiver interesse em adquirir um veículo nunca dê um lance sem inspecioná-lo antes.
O correto é aguardar a abertura do edital, que é amplamente divulgado. Para isso, deve-se acessar www.detran.es.gov.br e agendar uma vistoria no veículo que, por ventura, esteja interessado.
Além disso, o Órgão esclarece que o Pátio Central do Detran|ES, localizado no município da Serra, é o único local onde a vistoria é realizada. A Autarquia aconselha que as pessoas desconfiem e denunciem facilidades, por meio do Disque-Denúncia 181, ou via Ouvidoria-Geral do Estado, por meio do telefone 0800 022 11 17 ou pelo e-mail ouvidoria@es.gov.br.
Detran-ES emprega Tecnologia de Inteligência Artificial para Detectar Fraudes em Veículos
No dia 20 de outubro, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) identificou um veículo com suspeitas de adulteração em Guarapari. Essa descoberta se tornou possível graças à implementação das novas diretrizes de vistorias veiculares. Essas diretrizes introduziram o uso da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) no estado, a partir do final de setembro deste ano.
Durante a vistoria do veículo, uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) de Guarapari detectou potenciais indícios de adulteração no chassi e no motor. Além disso, a utilização do leitor de OBD (Diagnóstico a Bordo), um dispositivo que analisa os módulos do veículo, constatou que o chassi registrado para um módulo eletrônico do veículo em questão correspondia a um veículo com restrição de furto/roubo.
A situação foi imediatamente comunicada ao Detran-ES, que acionou a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) para investigar o caso. A PMES compareceu ao local, apreendeu o veículo e encaminhou-o para a delegacia. No local, a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizará uma perícia para conduzir uma investigação completa.
O diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, enfatizou a importância do novo sistema de vistoria baseado em tecnologia. Ele ressalta que esses elementos que poderiam passar despercebidos por um vistoriador. No entanto, a Inteligência Artificial agora pode minuciosamente verificar esses elementos, contribuindo para impedir o registro irregular de veículos no Espírito Santo.
Implantação da Inteligência Artificial nas vistorias
A implantação da Inteligência Artificial nas vistorias veiculares em todo o estado ocorreu em 26 de setembro de 2023. O objetivo foi de garantir maior segurança e evitar fraudes nos registros de veículos, especialmente relacionadas a adulterações nos odômetros, veículos roubados ou clonados.
Com essa tecnologia, a Inteligência Artificial analisa as imagens dos elementos obrigatórios e opcionais do veículo, capturadas durante a vistoria. Isso serve para verificar a conformidade com os padrões de fábrica e os parâmetros indicados, incluindo chassi, número do motor, marca, modelo, cor, odômetro e placas de identificação.
Esse processo funciona em complemento à avaliação do vistoriador, reduzindo possíveis erros humanos e oportunidades de fraudes. Além disso, o procedimento aumenta a segurança ao utilizar o reconhecimento facial para identificar tanto o responsável pelo veículo quanto o profissional da ECV.
As vistorias veiculares são essenciais sempre que ocorre uma alteração no registro do veículo ou na documentação. Como também em transferências de propriedade, mudanças nas características do veículo ou substituição da placa.