Um designer ganhou mais de US$ 100.000 (R$ 568.000) em menos de uma semana, depois de postar um tweet mostrando sua coleção de ícones de aplicativos para iPhone.
O criador, conhecido online como Traf, diz que produziu “o conteúdo certo, na hora certa” e foi impulsionado pela estrela do YouTube Marques Brownlee.
Traf tinha notado uma tendência de pessoas compartilhando telas de seus novos ecrãs de iPhone personalizados, com ícones e widgets coordenados por cores.
Embora isto não fosse nada incomum para os usuários de smartphones Android, a Apple nunca havia deixado oficialmente seus usuários customizarem seus iPhones desta forma.
Mas após o lançamento do iOS 14 em setembro, os usuários descobriram uma alternativa de trabalho que lhes permitiu redesenhar completamente suas telas iniciais, mudando os ícones de aplicativos para o que quisessem.
Design minimalista
Ele inspirou Traf a compartilhar uma captura de tela de seu próprio design monocromático minimalista no Twitter.
Foi um sucesso instantâneo, com os usuários descrevendo-o como “clean”, “massa” e uma “estética de sonho”. Para muitos, foi um primeiro gosto da personalização do smartphone.
“Imediatamente, as pessoas começaram a perguntar sobre os ícones na imagem da tela. Então eu os empacotei rapidamente”, disse ele em seu blog.
Como não havia “nenhuma noção de qual deveria ser o preço de um conjunto de ícones iOS”, ele decidiu cobrar 28 dólares (R$ 159,13) pelo conjunto.
Muitas pessoas responderam que os ícones eram muito caros, mas muitas pessoas não foram dissuadidas.
Sucesso
“Eu sabia, quando acordei no dia seguinte ao lançamento de meus ícones para venda, que eles iriam se sair bem, já que ganhei alguns mil dólares durante o sono”, disse ele à BBC.
As vendas dispararam depois que a estrela do YouTube Marques Brownlee, que tem mais de 12 milhões de assinantes em seu canal de revisão tecnológica, exibiu os ícones.
Traf já ganhou mais de 140.000 dólares vendendo seus ícones para mais de 5.000 clientes.
O designer, que atualmente mora em São Francisco, chamou-o de “resultado inimaginável”.
Mas ele disse que aqueles que esperam imitar seu sucesso não deveriam simplesmente tentar explorar as tendências online.