O programa Desenrola Brasil poderá trazer benefícios a cerca de 70 milhões de pessoas. Afinal, este programa visa proporcionar situações melhores para o pagamento de dívidas para as pessoas que possuem o nome sujo. Dessa forma, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Desenrola Brasil irá renegociar as dívidas para as pessoas que estão com nome sujo, sem fazer com que os credores tenham que ficar esperando para receber.
Que saber mais sobre este programa, bem como o que fazer para aderir ao Desenrola Brasil?
Então continue conosco na leitura deste texto pois ele trará muitas informações sobre este assunto.
Lançamento do programa Desenrola Brasil
Em primeiro lugar, o programa Desenrola Brasil prevê que, no mês de julho, os credores possam realizar o cadastro das dívidas de brasileiros que se encaixam na Faixa I. As empresas podem ou não aderir ao cadastro na plataforma do programa, no entanto, o ministério tem a expectativa de que por volta de 200 mil empresas que teriam a possibilidade de participar.
No mês seguinte, as empresas poderão, após cadastrar suas dívidas, realizar as ofertas de descontos. Os leilões ocorrerão conforme a categoria da dívida. Sendo assim, terá um leilão para cada categoria.
Estes leilões serão para definir as empresas que participarão do programa, dessa forma, aquelas que realizarem ofertas de descontos maiores, terão mais chances de ser asseguradas pelo governo. Afinal, o governo realizou uma reserva de oito bilhões de reais para as operações da faixa 1.
E por fim, no mês de setembro, as pessoas da faixa 1 poderão realizar o acesso à plataforma do governo, que ainda terá seu lançamento, através da conta gov.
Esta plataforma listará as dívidas que os credores cadastraram, bem como, as ofertas que eles fizeram. Após ver as ofertas, a pessoa pode escolher se irá pagar à vista ou então parcelar em até sessenta vezes. Caso escolha as parcelas, não haverá valor de entrada e o pagamento terá início apenas depois de trinta dias. A saber, os juros no caso de parcelamento são de 1,99%.
Dívidas de até 100 reais
Além de possibilitar o cadastro dos credores, no mês de julho as pessoas que possuem dívidas de até 100 reais, terão seus nomes limpos. Esta medida poderá beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas. O governo estima que, dessa maneira, as pessoas possam novamente ter créditos.
Quem poderá acessar o Desenrola Brasil?
O programa Desenrola Brasil atingirá as pessoas que tenham renda mensal de até 2 salários mínimos, possuam inscrição no Cadastro Único, assim como, o valor das dívidas, no total, não poderá ser maior que cinco mil reais. Estes requisitos são para as pessoas que entrarão na Faixa I. Vale ressaltar que a Faixa I não irá abranger dívidas de créditos rurais, financiamentos imobiliários, créditos com garantia real e operações com funding.
A Faixa II irá abranger apenas pessoas que possuem dívidas em instituições financeiras. Como não haverá fundo FGO, o governo irá oferecer uma garantia para que os bancos possam ofertar o desconto.
Você achou fácil aderir ao programa Desenrola Brasil? Compartilhe conosco a sua opinião deixando um comentário abaixo!