A expectativa do programa Desenrola Brasil ter início no próximo mês, pode ser frustrada. Isso porque alguns especialistas afirmam que ainda há resoluções para serem feitas antes de iniciá-lo.
A saber, foi uma medida provisória deu origem ao programa que ajudará muitos brasileiros que estão com nome negativado a renegociar suas dívidas.
Você quer saber mais sobre este novo programa do governo? Então continue conosco na leitura do texto.
O que é o programa Desenrola Brasil?
O programa Desenrola Brasil tem a finalidade de tornar mais fácil o ato de refinanciar as dívidas, para as pessoas de nosso país. Diminuindo, desta maneira, a quantidade de cidadão endividados no Brasil com o nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Pessoas beneficiadas com o programa:
O Desenrola Brasil possui duas divisões, estas possuem as denominações de Faixa I e Faixa II. Sendo assim, explicaremos cada uma delas a seguir:
Faixa I
A Faixa I abrange pessoas que possuem renda mensal de até dois salários-mínimos ou então possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Um benefício que o Desenrola Brasil irá oferecer a essa faixa são meios para renegociação de dívidas. Estas dúvidas podem ser bancárias ou não e a soma de todas elas não pode ultrapassar o valor de 5 mil reais.
Após a renegociação, as pessoas podem pagar os valores à vista ou através de financiamento feito através de instituições financeiras, em até 60 meses. Nesta última opção, os juros serão de 1,99% ao mês, não terá entrada e o pagamento da primeira parcela será depois de trinta dias.
Na Faixa I, não será feito o financiamento imobiliário, de dívidas de crédito rural, créditos com garantia real, operações com funding ou risco de terceiros e algumas outras condições que o Ministério da Fazenda estabeleceu.
Faixa II
A Faixa II atinge as pessoas que possuem dívidas em bancos. As instituições financeiras poderão ofertar aos seus clientes renegociações de maneira direta. Como as operações não contarão com o Fundo de Garantia de Operações, o governo irá possibilitar aos bancos, com a condição de descontos nas dívidas, novos incentivos regulatórios para que aumentem as ofertas de créditos.
Como irá funcionar o programa?
A princípio, serão feitos leilões a fim de selecionar os credores que participarão do programa. Sendo assim, aqueles que derem mais descontos terão direito de participar do Desenrola Brasil. Portanto, pode ser que nem todos os devedores possam renegociar suas dívidas. Pois certas instituições podem não ganhar os leilões ou então escolher não participar do programa. Ademais, o Fundo de Garantia de Operações que o governo irá criar, terá um valor de dez bilhões de reais para cobrir as renegociações.
Data de início do programa Desenrola Brasil
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o programa Desenrola Brasil teria seu início no primeiro mês do segundo semestre de 2023. Todavia, alguns especialistas afirmam que isso não será possível, pois não será fácil a organização dos leilões para definir os credores que irão participar.
Você acredita que o programa Desenrola Brasil pode trazer impactos positivos para a economia do país? Compartilhe conosco a sua opinião nos comentários abaixo.