Na última semana, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse que o Governo Federal dará uma atenção especial para aquelas pessoas que contraíram dívida através do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, atual Bolsa Família, que foi fornecido pelo governo federal em 2022. Nesse sentido, a estimativa é de que 3,5 milhões de pessoas tenham contratado o valor total de R$9,5 bilhões em crédito.
Segundo Wellington Dias, a expectativa é incluir as famílias endividadas no Desenrola Brasil, projeto que deve atingir 80 milhões de pessoas endividadas no Brasil. “É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, afirmou o ministro.
O ministro afirmou que não basta resolver a questão da inadimplência, mas também promover o acesso dessas famílias na economia. “Essas pessoas precisam de um auxílio não só para regularizar a vida, mas são importantes também como fator econômico. É essencial trazer essas pessoas de volta para a economia”, finalizou Wellington Dias.
Entenda o que é o Desenrola Brasil
O programa Desenrola Brasil é uma proposta recente, que foi lançada ainda durante a campanha do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Ao que tudo indica, o programa deve ser lançado em breve e tem como objetivo facilitar a vida dos brasileiros para garantir o pagamento de empréstimos. Um outro ponto é que o programa também pretende mostrar aos brasileiros como lidar com dívidas de maneiras diferentes.
Para viabilizar o programa, o governo federal deverá envolver, além do Ministério do Desenvolvimento Social, outros ministérios, como o da Fazenda, de Fernando Haddad, além da necessidade de envolver a Caixa Econômica Federal, dado que o maior volume de empréstimos consignados do antigo Auxílio Brasil foi contraído junto com o banco estatal.
Procon já alerta para golpes associados ao programa
O Procon do Paraná vem alertando a população brasileira sobre a possibilidade de golpistas se aproveitarem de uma atualização no Bolsa Família, programa de transferência do Governo Federal. A atualização envolve o repasse de recursos para quitação dos empréstimos consignados através do programa Desenrola Brasil.
Sendo assim, o órgão vem alertando as pessoas para não preencherem cadastros, bem como não informados dados pessoais e muito menos realizar pagamentos para pessoas ou empresas que dizem ser intermediadores do Governo Federal para o programa Desenrola Brasil. Para isso, o Procon aconselha a não acessar links de internet que utilizem o nome do programa.
Ainda não há uma data certa para o início da operação do programa, contudo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que existe a pretensão do governo federal iniciar o Desenrola Brasil ainda neste mês de janeiro. No primeiro momento, o programa irá envolver apenas as pessoas físicas, mas existe a pretensão de também criar uma linha para pessoas jurídicas.