O programa Desenrola Brasil que terá início neste ano de 2023 não é apenas mais um programa de renegociação de dívidas, mas sim o maior deles. Nesse sentido, muitos brasileiros estão ansiosos pelo início do programa, principalmente aqueles que estão com dívidas atrasadas.
Veja a seguir todos os detalhes sobre essa ação e saiba quais são os principais públicos que podem ser beneficiados.
Conheça mais sobre o programa Desenrola Brasil
Primeiramente, é importante lembrar que essa é uma ação que já vinha sendo divulgada informalmente pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além dele, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também vinha falando sobre o tema.
Dito isso, o Desenrola Brasil em 2023 deve ser enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo no início de fevereiro. É isso que indica o próprio ministro Haddad.
O novo programa que deve ser chamado informalmente de “Desenrola” é uma promessa de campanha do presidente eleito. Em todos os debates o próprio Lula trouxe à tona a importância de falar sobre os inadimplentes no país.
Por isso, o Desenrola Brasil vai funcionar como uma ação para diminuir o número de famílias com o “nome sujo” no país. O objetivo é garantir, com isso, o retorno de milhões de brasileiros ao mercado e, com isso, à garantia de giro de dinheiro e acesso ao crédito.
A boa notícia é que, diferente de outros programas que acabam restringindo mais o público-alvo, ao que tudo indica é que o Desenrola Brasil será muito mais amplo e terão diferentes grupos. Já foram levantadas as possibilidades de linhas de acesso para:
- Pessoas físicas com dívidas;
- Micro e pequenas empresas.
Além disso, o ministro Wellington Dias falou sobre a possibilidade de uma linha específica para quem está com dívidas do consignado do Auxílio Brasil. Mas essa e outras linhas talvez sejam lançadas mais adiante.
Afinal, quando irá começar a funcionar este novo programa?
Por fim, quem também falou sobre isso foi Haddad. Em encontro com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e outros ministros, o responsável pela Fazenda falou que vai apresentar na próxima semana o desenho do programa ao presidente.
Além disso, a ideia é que o lançamento do Desenrola Brasil aconteça ainda em fevereiro. Ou seja, é provável que até o fim deste mês, os endividados brasileiros possam renegociar suas dívidas através dos bancos e financeiras credenciadas e com parceria com o Governo Federal.
Finalmente, é importante lembrar que essa ação ainda será amplamente divulgada pelo próprio Governo Federal em seu lançamento. É possível que isso aconteça junto com o lançamento do novo Bolsa Família em 2023 que vai começar a pagar um adicional em março deste ano.