De acordo com as informações disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, nos primeiros 3 dias do programa Desenrola Brasil, para renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes, a instituição financeira conseguiu renegociar mais de R$ 10 milhões em dívidas.
Além disso, segundo a presidente da Caixa, Rita Serrano, o número de pessoas que acessam a página da instituição financeira na internet cresceu de 69 mil para mais de 1 milhão, com a maioria das pessoas procurando por informações sobre o Desenrola.
Ampliação da Caixa
Conforme a presidente do banco, a instituição financeira ampliou o prazo de pagamento de 96 meses para 120 meses, o equivalente há dez anos. Segundo ela, as pessoas terão duas opções no Desenrola, uma é quitar a dívida com 90% de desconto e a outra é parcelar em 120 meses.
Além disso, Rita Serrano disse que o banco está abrindo todas as suas agências espalhadas no país uma hora mais cedo, inclusive em Santos (SP) com uma agência caminhão (SP) para atender nos locais estratégicos, um grande público, que visa renegociar suas dívidas.
Sobre o Desenrola Brasil
O Desenrola Brasil trata-se de um programa que visa facilitar a conciliação de débitos de indivíduos e grupos de pessoas com nomes negativados em serviços de proteção ao crédito como o Serasa e o SPC Brasil, ajudando a reduzir a inadimplência no país.
O programa permite a participação de pessoas com:
- Dívidas ativas de até R$ 5.000, que tenham sido cadastradas nos serviços de proteção até 31 de dezembro de 2022;
- Com renda máxima de 2 salários mínimos por mês ou que sejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Contudo, a Febraban, entidade que reúne os bancos no Brasil, ressalta que o débito no Desenrola não se trata de um perdão das dívidas. Assim, os devedores têm de se dirigir aos bancos para negociar seus débitos. Se não o fizerem, seus nomes voltarão a ficar sujos.
Cuidado com os golpes
A Febraban alertou sobre golpes envolvendo o Desenrola Brasil. De acordo com a entidade, os criminosos podem usar o programa para cometer golpes por meio de links falsos e engenharia social, usando técnicas para induzir os usuários a fornecer dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para golpistas.
Dessa forma, a Febraban orienta aos interessados em renegociar suas dívidas no Desenrola Brasil a buscarem informações apenas nos canais oficiais dos bancos participantes do programa, como agências, internet banking ou seus aplicativos bancários.
Em suma, a entidade afirma que não faz comunicado para tentar renegociar as dívidas no Desenrola Brasil. Assim, se alguém enviar uma mensagem com a logotipo da Febraban ou de um banco, o cliente deve ignorar a mensagem e entrar em contato com os canais oficiais.