A Polícia Federal (PF) está realizando na manhã desta terça-feira (2) a Operação Mais Valia. É uma operação que tem como alvo desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ).
De acordo com as primeiras informações, a operação está realizando 11 mandados de prisão e mais 26 de busca e apreensão. Não se sabe se todos esses 11 mandados são para desembargadores do TRT-RJ.
É que além do TRT-RJ, a operação em questão também está mirando em advogados com ligação com o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. De acordo com a policia, a suspeita é que toda essa história tenha um laço de ligação.
A investigação apura se esses advogados agiram como intermediários de um processo irregular. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) há indícios sérios de que essas irregularidades aconteceram nos últimos anos.
De acordo com o MPF, a suspeita é que esses desembargadores receberam vantagens indevidas para ajudar processos do então Governado Wilson Witzel. Seja como for, nenhum desses desembargadores falou sobre o caso ainda. A polícia ainda não deu mais detalhes sobre essa operação.
Operação no TRT-RJ
O Tribunal Regional do Trabalho é a segunda instância trabalhista do Brasil. É por lá que quase todos os processos que envolvem direitos do trabalhador passam antes que se chegue na instância máxima: o Tribunal Superior do Trabalho (TST).
De acordo com o MPF, o caso em questão teria indícios fortes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Tudo isso acontecendo com pessoas que deveriam lutar manutenção dos direitos dos trabalhadores no Brasil.