Ter o nome negativado tira o sono de milhões de brasileiros. Então, diante de uma dívida, conseguir colocar a vida financeira em ordem e voltar a ter o nome limpo, é a meta de grande parte da população.
Mas afinal, você que já passou por uma turbulência dessas, tem certeza se já está tudo certo com o seu nome?
Vamos te explicar como descobrir se tem restrições.
Como consultar se estou com o nome negativado?
É muito importante ter certeza de que o seu nome não está negativado. Afinal, ter o CPF com restrições pode representar obstáculos para diversas questões.
Sendo assim, cabe mencionar que existem diversas alternativas para verificar a situação do seu CPF.
A primeira delas é pelo site da Receita Federal, que oferece um serviço gratuito aos contribuintes.
Além disso, órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, disponibilizam ferramentas online para consulta.
Em complemento, é importante que você tenha ciência de que o fato de realizar consultas para verificar a situação do seu CPF não influencia positiva ou negativamente o seu score de crédito.
Em outras palavras, significa que não afeta a pontuação de crédito, mas fornece informações cruciais sobre possíveis restrições.
Quais são as implicações de ter o CPF com restrições?
Na prática, estar com o CPF restrito significa ter limitações nos órgãos de proteção ao crédito por conta do não pagamento de dívidas ou pendências financeiras.
Saiba que essas informações ficam registradas, dificultando a obtenção de crédito, a realização de compras a prazo e a abertura de contas.
Ainda mais, a inadimplência pode ser um empecilho significativo para diversas transações do dia a dia, impactando diretamente na qualidade de vida financeira.
Como contornar a situação?
De forma simples e resumida, a solução para a restrição do CPF e acabar com o nome negativado é providenciar a regularização da dívida.
Então, após quitar a dívida, o credor deve solicitar a exclusão do nome do devedor dos registros nos órgãos de proteção ao crédito.
Inclusive, caso o credor não realize essa solicitação, o próprio consumidor pode fazê-la.
E como evitar ter o nome negativado?
Para evitar a restrição do CPF, algumas práticas financeiras são fundamentais.
Em suma, envolve estabelecer um planejamento financeiro antes de contrair dívidas, definir um limite de crédito que efetivamente caiba no seu orçamento, pagar as dívidas em dia e negociar em caso de dificuldades são medidas preventivas importantes.
Parece simples demais? Mas essas regras básicas podem ser o sucesso da sua vida financeira.