Muitas pessoas estão escovando dente com carvão e essa prática está se tornando cada vez mais popular. No entanto, será que isso realmente funciona? Veja mais sobre essa técnica de clareamento dental com carvão que tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas na internet. Confira:
Veja porque as pessoas estão escovando dente com carvão
Sabe-se que algumas pastas de dente contém carvão em sua composição, não é mesmo? Afinal, esse ingrediente é um ótimo clareador para os esmaltes na superfície dos dentes. No entanto, o clareamento precisa ser feito com auxílio de um dentista. Pois, esse profissional vai avaliar a necessidade (ou falta dela) de usar esse produto para obter essa limpeza.
No entanto, algumas pessoas estão escovando dente com carvão vegetal. Sim, aquele carvão usado para fazer churrasco e que serve para diversas outras utilidades também. Mas, será que isso funciona? Será que vale a pena? Veja a seguir:
Quais os riscos para essas pessoas escovando dente com carvão?
Atualmente, muitas receitas novas são divulgadas todos os dias na internet. Nesse meio, as pessoas estão escovando dente com carvão para obter um clareamento dental perfeito. Mas, quais os riscos que essa prática oferece? Afinal, o carvão vegetal não foi feito para essa finalidade, não é mesmo? Então, esse uso pode causar o quê? Veja abaixo:
Esmalte dentário com desgaste
As pessoas estão escovando dente com carvão porque esse material vai forçar o clareamento do esmalte dentário. No entanto, você sabe qual o preço que isso vai custar no longo prazo? Depois de algum tempo, você vai notar que o desgaste do esmalte está aumentando cada vez mais.
O carvão age como uma espécie de lixa natural que vai corroendo a superfície externa do esmalte e clareando a cada nova camada. No entanto, essas camadas são finitas e o corpo não as produz novamente. Assim, você vai perceber que os dentes vão perdendo o esmalte e as partículas presentes em nossos alimentos vão dar novas cores aos seus dentes.
Portanto, as pessoas estão escovando dente com carvão para clarear no curto prazo. Mas, o tempo vai passar e o preço vai ser alto para corrigir esse problema com desgaste dos esmaltes futuramente.
Raiz exposta
O carvão tem componentes como argila e óleo em sua composição. Por causa disso, esse material é abrasivo e pode trazer riscos à saúde dental também. Pois, o carvão remove a camada externa e desgasta o esmalte como dissemos acima. No entanto, esse ingrediente pode deixar a gengiva mais sensível e a raiz exposta.
Essas partículas agem em conjunto com o movimento da escova de dentes e isso desgasta a estrutura da gengiva com muita facilidade. Por causa disso, os dentes ficam mais frágeis e a saúde bucal como um todo também.
Portanto, você vai notar que as pessoas estão escovando dente com carvão, mas não vai encontrar nenhum dentista indicando isso. Afinal, esse profissional trabalha com a saúde dos dentes e essa prática vai na contramão de toda sua especialização.