Você sabe quais são os perigos de comer camarão comprado na praia? Afinal, esse é um dos frutos do mar mais consumidos no mundo inteiro. Nos Estados Unidos, o consumo fica em torno de 4,4 kg por cada pessoa naquele país. No Brasil, esse costume é muito popular especialmente em regiões litorâneas em que a pesca é mais frequente.
Mas, você sabe quais são os perigos de comer camarão comprado na praia durante aquele passeio de final de ano? Nesta matéria, você vai entender tudo sobre esse alimento tão popular e perigoso em algumas ocasiões. Portanto, leia até o final:
Quais os perigos de comer camarão comprado na praia?
O camarão é um dos frutos do mar mais queridos pelos brasileiros. Esse alimento passou a ser mais consumido depois que a Lei Seca americana começou a partir de 1920. Pois, o álcool tornou-se mais escasso e as pessoas começaram a consumir o famoso “coquetel de camarão” feito com molho picante e suco de limão.
No fim da lei seca, a cultura não diminuiu e até hoje podemos encontrar pessoas vendendo camarões na praia em todos os quiosques e bares. Mas, será que existem perigos de comer camarão comprado na praia? Qual a diferença de comprar nesses locais? Veja agora:
Consequências de comer camarão comprado na praia
O camarão é muito consumido e isso já ficou bem claro por causa do motivo citado acima. Mas, você sabe quais são os perigos de comer camarão comprado na praia? Na verdade, os perigos estão relacionados aos problemas de saúde gerados pelo animal, aos desequilíbrios ambientes e até à violação dos animais aquáticos. Portanto, veja mais sobre essas consequências:
Falta de regulamentação afeta a saúde
O camarão é comprado na praia e esse comércio não tem nenhuma regulamentação que exija certos cuidados dos vendedores. Desse modo, não ocorre a limpeza do animal como deveria para impedir quaisquer problemas de saúde. Já que, o camarão precisa ser higienizado corretamente para remoção de seus órgãos digestivos durante esse processo.
De acordo com uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) feita em 2010, as partes mais ricas do camarão vão para o lixo. Ou seja, a cabeça, a cauda e a casca. Essas partes contém cerca de 25% dos nutrientes mais importantes desse alimento.
Por isso, as pessoas consomem camarão na praia e deixam de apreciar as partes mais benéficas desse fruto do mar. Além disso, esse alimento pode causar alergias em pessoas que são propensas a isso. Portanto, vale a pena manter a cautela antes de comer camarão comprado na praia.
O que fazer antes de comer camarão comprado na praia?
Você foi à praia e trouxe muito camarão para sua casa depois da viagem? Veja o que fazer antes de comer esse alimento para não correr quaisquer riscos durante o consumo. Afinal, você precisa limpar corretamente para evitar qualquer contaminação por causa dos motivos listados acima.
Feito isso, você pode comer camarão comprado na praia à vontade porque esses crustáceos são fontes de nutrientes indispensáveis ao organismo.