O orégano é muito conhecido por suas propriedades que o tornam um excelente tempero para os alimentos. Mas os benefícios do orégano vão muito além de simplesmente temperar os alimentos, pois ele proporciona inúmeros benefícios à saúde de um modo geral. A folha de orégano, de origem mediterrânea, possui grande valor nutricional, mas é muito mais versátil do que parece. Se você deseja entender para que mais você pode utilizar essa folha, continue lendo e descubra 3 usos do orégano que vão além de temperar pizza.
Ao adicionar o orégano em uma pizza ou no preparo de uma lasanha, o cheiro da folha faz com que o sabor final do alimento fique muito mais marcante. Isso para quem gosta desse tempero.
O cheiro marcante do orégano faz com que muitas pessoas conheçam a folha apenas como um bom tempero para os alimentos, mas a verdade é que seu benefícios vão muito além disso. O orégano é rico em vitaminas, especialmente as vitaminas do complexo B, vitaminas A, K e C. Além disso, ele é rico em minerais, como magnésio, ferro, zinco, cálcio, potássio, cobre e manganês.
Descubra 3 usos do orégano que vão além de temperar pizza
Quando se fala em orégano, muitas pessoas logo se lembram daquela deliciosa pizza com pontinhos de orégano espalhados na superfície. Mas como você já deve ter percebido, as propriedades do orégano fazem com que ele seja muito mais que um simples tempero. A saber, o orégano pode te auxiliar no processo de emagrecimento, na digestão, no combate a inflamação e possui ação fungicida e bactericida.
Ajuda a emagrecer
Em se tratando de processo de emagrecimento, é claro que um ingrediente isolado não contribui para a obtenção de um grande resultado. Mas aliado à mudança de hábitos e adoção de um estilo de vida saudável, ingredientes como o orégano podem ser grandes aliados. O orégano conta com uma substância denominada carvacrol, que previne o ganho de peso, uma vez que promove a redução da inflamação do tecido adiposo do tipo branco.
Além disso, quando o objetivo é perder peso, a utilização das folhas secas da planta e do óleo também se tornam grandes aliados, pois elas possuem uma lenta digestão, prolongando a saciedade e reduzindo o apetite, sendo assim, a utilização do orégano faz com que você coma menos ao longo do dia.
Ação fungicida e bactericida durante os usos do orégano
O óleo dessa planta também conta com algumas propriedades bactericidas e fungicidas. Por isso, o óleo de orégano auxilia na eliminação de bactérias, como a E. coli e a Salmonela. Essas bactérias estão muito associadas às infecções causadas devido à intoxicação alimentar.
Além disso, o óleo de orégano também possui propriedade anti-inflamatórias que fazem com que os músculos relaxem após a aplicação do óleo na pele. Para isso, basta misturar o óleo de orégano ao azeite, em partes iguais e, depois, aplicar sobre a região dolorida massageando a área.
Ajuda a digestão
Outro benefício do orégano é que ele auxilia a digestão, especialmente de gorduras, e ajuda também a absorver bem os nutrientes. Além de melhorar indigestão, combater flatulências e a sensação de estômago muito cheio.
Agora, você conhece outros usos do orégano que trazem muitos benefícios para sua vida. Portanto, coloque em sua lista de compras agora mesmo!