A aposentadoria é um benefício pelo qual a maioria das pessoas luta e espera no final da vida, após muito tempo de trabalho duro. Por isso, é preciso conhecer mais a seu respeito, como os descontos permitidos na aposentadoria, para diferenciá-los daqueles que não o são. Há descontos normais, que os beneficiários podem até conhecer anteriormente. Entretanto, há aqueles que, ainda que sejam legais, são desconhecidos pelos aposentados. Continue acompanhando este artigo para saber quais são os descontos permitidos na aposentadoria!
Saiba quais são os descontos permitidos
Há uma pequena lista de descontos permitidos na aposentadoria que é preciso conhecer. Acompanhe quais são eles:
Empréstimo consignado
Esse tipo de empréstimo costuma ser muito popular por causa do seu custo para o devedor, que é bem baixo quanto a taxas e juros. Isso acontece porque o risco do credor não receber o valor de volta é muito pequeno. Por isso, muitos aposentados recorrem a ele, inclusive por ser fácil de pagar mediante o desconto na aposentadoria.
Dessa forma, quando o aposentado solicita o empréstimo, o desconto na aposentadoria pode acontecer normalmente. Entretanto, quando há desconto de empréstimo não solicitado, então ele se torna ilegal, sendo fundamental a autorização prévia do beneficiário.
Contribuições de associações
Esse é outro desconto que pode acontecer na aposentadoria, uma vez que há aposentados que contribuem com entidades que são como sindicatos para aposentados. Entretanto, esses descontos também precisam de autorização e não podem acontecer sem o conhecimento do beneficiário. Em alguns casos, essa autorização precisa acontecer a cada 3 anos, mas ela sempre é necessária.
Imposto de Renda
Esse é mais um dos descontos permitidos na aposentadoria, e ele varia segundo o valor que o beneficiário recebe. Dessa forma, quanto mais alto o valor, maior também é o desconto. Entretanto, existem casos nos quais o desconto do IR não é permitido porque as pessoas possuem isenção. Por exemplo, aqueles nos quais as pessoas se aposentam por alienação mental, paralisia irreversível e incapacitante, neoplasia maligna, nefropatia grave, dentre uma série de outras.
Quando o desconto é indevido
Nos casos mencionados acima, todos são descontos permitidos na aposentadoria, desde que contem com a autorização do beneficiário (exceto pelo Imposto de Renda). Entretanto, há inúmeras situações nas quais acontece desconto indevido na aposentadoria, prejudicando o beneficiário.
E esses descontos partem de financeiras, seguradoras e associações que o realizam sem autorização ou conhecimento do beneficiário. Por isso, é importante manter a atenção no extrato dos valores da aposentadoria, para identificar caso haja algo estranho. Se isso acontecer, é importante tomar providências a respeito, ou os descontos não cessarão.
Primeiramente, deve-se ir até a agência bancária para verificar o motivo do desconto e ter certeza de que ele não foi autorizado. Em seguida, caso a agência confirme que ele é indevido, é preciso contatar o INSS diretamente para solicitar que parem de descontar. Esse contato pode acontecer por aplicativo ou telefone, segundo o que for mais fácil para o beneficiário. Se o problema não for resolvido e os descontos persistirem, será preciso ir até a justiça, ou acionar o PROCON, para solicitar ajuda.