Hoje nós contaremos para você como solicitar descontos na conta de luz em 2023.
Conforme já foi anunciado pela ANEEL, a partir do próximo mês, a conta de luz terá um aumento de pelo menos 5,6%.
Isso acontece, porque, devido a enorme crise hídrica que aconteceu em 2021. A Agência Nacional de Energia Elétrica contratou um empréstimo de mais de 10 bilhões de reais para compensar os prejuízos causados. Agora que a situação das chuvas melhoraram e a bandeira das contas de luz do Brasil todo voltaram a ser verde. Então, esse valor começará a ser repassado para os consumidores em janeiro de 2023.
No entanto, existe uma forma de você ter um desconto na sua conta de luz, e nós ensinaremos como.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para saber de tudo isso e muito mais!
Como ter descontos na conta de luz?
Conforme você já conferiu anteriormente, a partir do próximo mês, a conta de luz ficará mais cara, e por isso, muitas pessoas já estão buscando por informações que possam ajudar a fazer com que a energia não fique tão pesada no bolso.
No entanto, existem algumas pessoas que, se seguirem algumas regras e se encaixarem em alguns pré-requisitos, podem ter um descontinho a mais em sua conta de luz.
Veja abaixo a lista completa de brasileiros que podem ser beneficiados com a tarifa de luz mais barata:
- Famílias inscritas no CadÚnico que tenham uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- Idosos com idade igual ou superior a 65 anos;
- Famílias que tenham integrantes que recebem algum tipo de Benefício de Prestação Continuada;
- Famílias inscritas no CadÚnico, que tenham uma renda mensal de até 3 salários mínimos, com algum membro da família com deficiência ou portador de alguma doença que necessite de tratamento com aparelhos, equipamentos ou instrumentos que necessitam de energia elétrica para funcionarem.
Como solicitar descontos na conta de luz em 2023?
Se você está inscrito no CadÚnico e cumpre todas as recomendações citadas acima, ou já é beneficiário de algum tipo de auxílio do Governo, esse desconto já virá de forma automática para você.
No entanto, se por acaso você cumpre todos os pré-requisitos e mesmo assim o desconto não está sendo efetuado na sua conta de luz. Então será necessário entrar em contato com a distribuidora de energia elétrica de seu estado, para solicitar o desconto. Pois, talvez seja necessário atualizar o cadastro e os documentos para que você possa receber este desconto.
Além disso, os descontos são progressivos, e podem chegar a 65% dependendo do tanto de kilowatts utilizados mensalmente em sua casa.
Portanto, quanto mais você conseguir economizar em energia elétrica, mais descontos você pode ter na sua conta de luz.
Agora que você já sabe como solicitar descontos na conta de luz em 2023, é só seguir nossas dicas, para que você e sua família possam ter mais sossego e tranquilidade quando a tarifa de energia chegar!