Infelizmente temos práticas financeiras e fraudes cujos maiores alvos são os aposentados e pensionistas! Por isso, é preciso ficar muito atento para proteger sua aposentadoria contra este tipo de situação! Por ser um assunto muito importante, hoje vamos conversar sobre ele. Então, saiba mais sobre os descontos na aposentadoria e veja como identificar e recorrer de cobranças injustas, aqui no Brasil 123. Confira tudo logo abaixo.
Saiba mais sobre descontos na aposentadoria
Veja como identificar e recorrer de cobranças injustas e saiba mais a respeito do assunto.
Faça uma análise mensal do seu demonstrativo de pagamento
Uma prática que precisa ser incorporada à rotina de quem recebe aposentadoria é a de analisar o seu comprovante de rendimentos todos os meses!
Essa análise é muito importante para identificar qualquer valor que está sendo cobrado, mesmo que seja um valor bem pequeno!
Reconhecendo valores de descontos não autorizados ou contratados pelo aposentado.
Em muitas situações golpistas conseguem os dados de um aposentado e fazem dívidas em seu nome, como um empréstimo consignado por exemplo.
Se você identificou qualquer valor que não se lembra de ter contratado ou que realmente não contratou é preciso resolver tão logo perceba!
Caso realmente esteja pensando em contratar um empréstimo consignado leia ou peça ajuda para alguém com todas as cláusulas do contrato, isso porque muitos vêm em letras miúdas, descrevendo a autorização para renovação automática de empréstimos já pagos.
Saiba quais são os descontos autorizados
Uma das dúvidas que os aposentados sempre têm é sobre quais descontos podem acontecer no pagamento da aposentadoria. Então vamos lá descobrir?
Imposto de Renda: o aposentado terá sim o imposto de renda descontado de sua aposentadoria. Mas, é importante analisar a partir de qual faixa salarial este desconto poderá acontecer! Outro fator importante é que, no caso de doenças graves, o aposentado pode ficar isento do pagamento do imposto!
Empréstimos consignados: caso o empréstimo realmente tenha sido feito pelo aposentado, o desconto das parcelas irá aparecer no seu demonstrativo.
O que fazer caso verifique descontos indevidos na aposentadoria?
A primeira medida é identificar de onde vem o desconto indevido. Depois, procurar a instituição financeira e solicitar além da suspensão do desconto o ressarcimento de valores descontados!
Caso a instituição não proceda corretamente no sentido de retirar o desconto e fazer o ressarcimento, o aposentado pode procurar o Procon de sua cidade e buscar a solução por esta via!
Desconto indevido de empréstimos consignados não realizados
Nesse caso o aposentado pode entrar com um processo contra o próprio INSS. Assim, se isso acontecer, é recomendável contar com a ajuda de um advogado especializado em aposentadorias.
Conclusão
Por fim, a palavra-chave para não ter descontos indevidos é atenção para não fornecer os dados para qualquer pessoa. Principalmente para aquelas que ligam oferecendo cartão de crédito e empréstimos com as ditas condições especiais. Também, sempre verifique o seu extrato de benefícios e, verificando algo errado, procure agir imediatamente! Dessa maneira, essas são as melhores formas de proteger sua aposentadoria!